II Mostra Municipal de Humanização na Saúde valorizando o trabalhador.

12 votos

O I Seminário de prepação para a aposentadoria do Distrito de Saúde Oeste – "Aposentadoria com qualidade de vida: um direito do trabalhador", foi a ação premiada com o 1.º lugar na II Mostra Municipal de Humanização na Saúde realizada no dia 22 de novembro em Manaus.

A ideia partiu das técnicas do Setor de Gestão do Trabalho – SEGETS, Elizabeth Modernel e Wanja Leal (Assistentes Sociais e apoiadoras da PNH), da jornalista Anália Lima e da chefe do setor Glauria Said que, preocupadas com a falta de uma ação voltada para a Valorização do Trabalhador da Saúde, programaram o Seminário.

Com o objetivo de propiciar aos servidores, empregados públicos e gestores que integram o quadro funcional do Disa Oeste, um espaço de reflexão e debates acerca dos benefícios previdenciários, com foco na aposentadoria e seus rebatimentos na vida do beneficiário, o Seminário foi realizado em 2 dias no Auditório do Distrito de Saúde Oeste com a participação de 140 trabalhadores entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas, agentes comunitários de Saúde, agentes de endemias, ACD, técnicos administrativos, administradores, representantes do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e da Gerência de Educação na Saúde da SEMSA.

O foco foi a Diretriz "Valorização do trabalho e do trabalhador da Saúde" e o dispositivo "Programa de qualidade de vida e saúde para os trabalhadores da Saúde".

Foram realizadas rodas de conversa com temas de interesse geral: orientação sobre os trâmites necessários para a aquisição dos benefícios previdenciários, que integram o Regime Geral no plano da Previdência Social; realizaram um contraponto entre os impactos e as novas possibilidades advindas com a aposentadoria, propiciando uma concepção mais positiva acerca dessa nova etapa da vida e apresentaram uma Rede de Serviços Sociais existentes em Manaus. Outros temas também foram abordados como: alimentação saudável; cuidados com a saúde; convivência familiar; autoestima; planejamento de vida, gestão financeira empreendedorismo e voluntariado.

É necessário um investimento que promova saúde e qualidade de vida para essas pessoas, pois mesmo após sua aposentadoria do serviço público, ainda podem ser produtivas, representando uma força de trabalho mais experiente e qualificada.

Para que a transição trabalho-aposentadoria seja efetiva e aconteça de maneira mais tranquila, é fundamental que sejam propostos programas de preparação para a aposentadoria visando o planejamento para o futuro, enquanto o trabalhador ainda estiver na sua atividade funcional.

Eixos temáticos do Seminário:

1. Envelhecimento: Saúde e Qualidade de Vida

2. Aposentadoria: Fim ou início de uma fase da vida?

Em anexo, o banner do Seminário com a avaliação do evento.