O Cuidado Humanizado
O Cuidado Humanizado
O cuidado humanizado começa quando a equipe multiprofissional é capaz de detectar, sentir e interagir com as pacientes e familiares; é capaz de estabelecer uma relação de respeito ao ser humano e aos seus direitos essenciais.
A HUMANIZAÇÃO DO PARTO NO HOSPITAL DA MULHER:
O Ministério da Saúde refere que a mulher deve ser participante ativa das decisões: escolher a posição do parto; utilizar a água morna como mecanismo não farmacológico de alívio da dor;
caminhar segundo a sua necessidade e vontade; escolher quem será seu acompanhante; ser massageada se desejar; fazer exercícios; e ser assistida por alguém treinado para oferecer as orientações que se fizerem necessárias.
Sobre a posição quanto melhor verticalizada tanto melhor para o parto, pois esta posição contribui para facilitar a dinâmica da rotação e da descida do bebê, diminuindo as distócias observadas em trabalhos de parto conduzidos somente com a paciente deitada.
Sobre isto as enfermeiras orientam as parturientes à deambulação mas, quando elas não querem ou, tem algum outro impedimento elas permanecem no leito em uma posição mais confortável e lateralizada (fig-01). Dispomos de alguns equipamentos que facilitam a evolução mais rápida do trabalho de parto são eles: a bola suíça; o balancinho pelvico (cavalinh); uma banheira e um chuveiro com agua morna individual a cada leito, barras fixas para posiçoes mais verticalizadas, etc. As funcionárias que atendem o trabalho de parto orientam e permanecem junto das parturientes o tempo todo do trabalho de parto, ajudando-as e confortando -as para o nascimento de seu filho com mais harmonia e segurança. Todos os procedimentos sao fornecidos as parturientes desde a sua entrada no centro de parto com explicações também ao acompanhante.
(fig-02) Quadro educativo disposto na Unidade do Centro de Parto.
Por Maria Joana Siqueira – enfermeira obstétra.
Por lourivaloliveirafilho
veleu Fatima, voce como sempre protagonizando ações do bem beijos e muito obrigado,esperamos que essas ações realmente consiga modificar a realidade desses hopitais regionais e principalmente dos usuarios dessas redes.
grande abraço
Lourival