Monitoramento e avaliação na produção de saúde

16 votos

Aconteceu,  no dia 13 de dezembro de 2012,  o VIII módulo do curso de gestores do SUS do Piaui, envolvendo os trabalhadores do HILP e do HGV, tendo como tema: Monitoramento e avaliação das ações implementadas na produção de saúde, sendo trabalhado pela Psicóloga Ana Eulálio, que é coordenadora do Comitê de Humanização do Estado.

As atividades do dia foram iniciadas pela atividade de dispersão do módulo anterior, uma dramatização apresentada pela Emília (enfermeira), Rosimeire (telefonista) e pela Socorro Tavares (atendente), que encenaram o  atendimento de uma adolescente grávida, com história de dependência química, família desestruturada, e com baixo poder econômico. A proposta era provocar os participantes para a realização de uma analise crítica sobre o atendimento médico recebido pela usuária,  fazendo uma articulação com as diretrizes do Acolhimento e da Clínica Ampliada, buscando identificar todas as ações profissionais necessárias para o atendimento das demandas da adolescente. A referida dramatização pela riqueza de interpretação, disparou muitas gargalhadas na plateia.

Dentro da discussão do tema proposto, Ana Eulálio ressaltou a avaliação e o monitoramento como ações/etapas integrantes de um processo mais amplo que é o planejamento. Acrescentou que as duas ações são fundamentais no processo de gestão da produção de saúde. "Um dos grandes desafios da gestão em saúde é avaliar  o alcance dos objetivos e metas pré-estabelecidas nos espaços dos serviços". Enfatizou.

Para a psicóloga, a avaliação deve ser instigadora: realimentar os avanços no plano da missão institucional, no plano dos processos e das estratégias utilizadas, no plano dos serviços e produtos ofertados e no plano dos resultados e impactos desejados. Acrescentou ainda que o monitoramento dos serviços em todos os níveis do cuidado do SUS deve avaliar a qualidade e resolutividade das ações propostas, possibilitando a correção de rumos.
Tanto a avaliação quanto o monitoramento envolve as equipes responsáveis pelo desenvolvimento das ações. E nesse processo, a informação, ou seja,  o conhecimento dos problemas demandados  é fundamental para o sucesso dos processos de trabalho.

O que monitorar e avaliar? Devem ser monitorados e avaliados os indicadores, que dizem respeito aos resultados obtidos. Os indicadores devem subsidiar o desenho de avaliações de desempenho e impacto, buscando associações entre ações e suas repercussões/efeitos. (Hartz, 1997, 2000).

“ Fazer e não registrar,
 registrar e não informar,
informar e não monitorar,
monitorar e não avaliar
é o mesmo que não fazer”. Concluiu a debatedora.

Como atividade de dispersão orientada, os participantes discutirão em suas respectivas unidades, as diretrizes da PNH, fazendo uma articulação com o cotidiano hospitalar, identificando problemas e soluções para as mudanças necessárias, com construção de uma planilha para subsidiar a elaboração do planejamento estratégico situacional dos dois hospitais.

No encerramento das atividades, Ana Eulálio foi presenteada com um lindo buquê de rosas, pelo diretor do HGV, como agradecimento pela sua dinâmica e eficiente participação em vários módulos do curso, o que a deixou muito emocionada.