Oficina de Fim de Ano da Rede Humaniza FMUSP-HC

11 votos

O Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH) reuniu no dia 06 de dezembro de 2012, no Anfiteatro Berilo Langer, vários coordenadores e membros dos Grupos de Trabalho de Humanização (GTH) que formam a Rede Humaniza FMUSP-HC para a “Oficina: como definir ações e indicadores de Humanização”. A Oficina contou também com a presença de representante do Núcleo de Gestão de Pessoas e dos apoiadores técnicos da Rede: Valéria Pereira, Dr. Fábio Pacheco e Dr. Massayuki Yamamoto.  O Superintendente do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Marcos Fumio, também marcou presença e fez a cerimônia de abertura do encontro.

Fotos: Dra. Izabel Rios, coordenadora do NTH e da Rede Humaniza FMUSP-HC, durante sua apresentação.

Ao longo de toda uma tarde de trabalho a programação conciliou apresentações expositivas, atividade de dinâmica em grupo, espaço para dúvidas e diálogos, apresentação dos resultados da Rede em 2012 e o Planejamento para o próximo ano. Além de um delicioso coffee de confraternização entre todos os presentes.

Dra. Izabel Rios, coordenadora do NTH e da Rede Humaniza FMUSP-HC, apresentou os Resultados da Rede, as Diretrizes e o Planejamento para o próximo ano. Em seguida, convidou o Sr. Ivisen Teixeira, do Núcleo de Planejamento e Gestão, para conduzir a aula teórica sobre Indicadores e participar da dinâmica de construção de Indicadores de Humanização.

Sr. Ivisen Teixeira, do Núcleo de Planejamento e Gestão, durante a aula teórica sobre Indicadores

GTH-HAS – dinâmica de construção de indicadores

GTH-INRAD e GTH-PRO – dinâmica de construção de indicadores

GTH-HU – dinâmica de construção de indicadores

GTH-ICESP e GTH-LIM – dinâmica de construção de indicadores

GTH-IMREA – dinâmica de construção de indicadores

GTH-ICHC e GTH-IPQ – dinâmica de construção de indicadores

GTH-INCOR – dinâmica de construção de indicadores

GTH-IOT – dinâmica de construção de indicadores

Na atividade prática os GTH’s se organizaram em grupos a fim de trabalharem o conteúdo anteriormente apresentado pelo Sr. Ivisen Teixeira, e construíram indicadores para duas ações de humanização, previamente escolhidas e validadas por cada GTH junto às suas respectivas Diretorias Executivas. Em seguida abriu-se espaço para dúvidas e exposições das dificuldades. Encerrada a Oficina, iniciou-se a confraternização com os comes e bebes.

O Núcleo Técnico e Científico de Humanização parabeniza os Grupos de Trabalho de Humanização que compõem a Rede Humaniza pelo empenho em desenvolver e consolidar a Cultura de Humanização em todas as práticas de atenção, gestão e ensino. Agradecemos por estarem alinhados às diretrizes de Humanização e pela participação na Oficina.

Agradecemos também ao Núcleo de Planejamento e Gestão (NPG) e ao Grupo de Trabalho de Humanização do Instituto Central que tanto ajudaram na organização da Oficina. Ao Ivisen Teixeira do NPG que participou como palestrante, esclarecendo e auxiliando os grupos durante a construção de indicadores de Humanização. E um agradecimento especial à Superintendência e Diretoria Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP pelo apoio e envolvimento.

Por: Pedro Resende e Gabriela Zemel, do Núcleo Técnico e Científico de Humanização.