PESQUISA DE AVALIAÇÃO DO ACCR/HCSA

12 votos

O Hospital da Criança Santo Antônio – HCSA, foi inaugurado em Agosto do ano de 2000, pela Prefeitura Municipal de Boa Vista-RR, e é o único hospital infantil da rede pública do Estado de Roraima, sendo referência do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a crianças oriundas de todos os municípios de Roraima, como também a demanda de países vizinhos, como a Venezuela e a Guiana Inglesa e das diversas comunidades indígenas da região.
O Hospital atende uma média de 280 crianças por dia entre ambulatório e emergência. A unidade busca oferecer um atendimento pautado no respeito à dignidade do ser humano com suas peculiaridades culturais, físicas, psicológicas, sociais, ou seja, um atendimento humanizado e de qualidade que o atenda bem, considerando suas especificidades.
No inicio de abril de 2012 foi implantado o acolhimento com classificação de risco ACCR na emergênica do HCSA, e os pacientes passaram a ter uma avaliação especializada pelo enfermeiro, o que possibilita qualificar e  descongestionar o atendimento e estabelecer critérios seguros para que o paciente seja avaliado precocemente de acordo com a necessidade. 

O protocolo é útil e necessário, porém, não pretende atender os aspectos subjetivos, afetivos, sociais, culturais. Não substituem a interação, o diálogo, a escuta qualificada na avaliação de riscos e vulnerabilidades, o Acolhimento. Portanto, para verificar a aceitação e percepção dos usuários quanto ao novo modelo de trabalho da emergência, que deixa de ter uma classificação não qualificada e/ou por vez de chegada para utilizar um dispositivo mais seguro.

Após 57 entrevista concedidas de forma voluntária, pudemos verificar:

  • 79% falaram que não sabiam sua classificação e nem o porquê estavam no verde, amarelo, etc. O que revelou a falta de informação e até possíveis mal entendidos pela falha na comunição;
  • 68% dos entrevistados alegaram que não procuraram a UBS por não obter resultado como no hospital: médico, medicamento e exames necessários;
  • 93% dos entrevistados disseram ter ficado satisfeitos com o atendimento recebido nos consultórios;
  • 86% dos entrevistados tiveram todas as suas necessidades atendidas no próprio HCSA,  e 14% disseram ter recebido encaminhamento para outra unidade após o atendimento;
  • Apesar das dificuldades, a qualidade geral do atendimento do PS teve mais de 70% de aprovação, entre bom (62%) e ótimo (9%), com 21 % regular e apenas 8% avaliaram como ruim.

Como não poderia deixar de ser, toda novidade trás novas demandas, oferece novos ângulos para a observação de velhos problemas e apresenta algumas dificuldades de implementação.

Mostra-se de grande valia, que mais pesquisas, sejam produzidas sobre o assunto, para que dessa forma haja uma maior divulgação das boas práticas adotadas e que as dificuldades encontradas possam ser analisadas e discutidas de forma ampla para a melhoria da assistência, qualificação dos processos de trabalho e conseqüente adequação.

Os resultados da pesquisa foram encaminhados à gestão do hospital para subsidiar o planejamento para o setor, e discussão com os profissionais sobre as possibilidades de melhorias. E por parte da Assessoria de Humanização, gerou um Projeto para qualificar o processo de informação ao usuário sobre o ACCR, a sua classificação e demais encaminhamentos recebidos.

HumanizaSUS!