Encerramento do curso de gestores do SUS discute os efeitos produzidos na RHS

17 votos

Num clima de muita alegria e interatividade, foi encerrado no dia 18 de dezembro de 2012,  o curso de gestores do SUS do Piaui, através de um seminário, buscando integrar os gestores do Hospital Infantil Lucídio Portella e do Hospital Getúlio Vargas. Inicialmente foi realizada a acolhida dos participantes, pela Assistente Social Miriam Lages,  através da dinâmica: Máquina de lavar, produzindo momentos bastante descontraídos. Na sequência, foi apresentado um painel eletrônico com o tema: O Curso na RHS, com o propósito de dar visibilidade aos efeitos produzidos pelo curso na rede humanizaSUS, a partir do módulo trabalhado sobre a rede, dentro da programação do evento. De acordo com levantamento realizado,  o referido módulo disparou o cadastro de aproximadamente 64 trabalhadores dos dois hospitais, com uma produção de 38 post, envolvendo aproximadamente 102 comentários. É importante salientar que muitos desses trabalhadores não tinham e-mail e que portanto nunca tinham navegado na web. O curso não só disparou novos cadastros, como motivou alguns dos trabalhadores já cadastrados a navegarem na rede. Para muitos trabalhadores, o acesso ao site possibilitou a descoberta e conexão com o mundo virtual. Além do painel, foi produzido um banner, pontuando a  finalidade e objetivos da RHS, com o propósito de possibilitar uma maior visibilidade ao site, sobretudo para os convidados. Após a apresentação, foram organizados pequenos grupos para discussão/relato da retrospectiva do curso, resgatando os efeitos produzidos na vida e nas práticas de trabalho, pontuando conhecimento e pensando estratégias de continuidade e fortalecimento do colegiado gestor dos dois hospitais, com apresentação dos trabalhos na plenária. Vale destacar alguns dos efeitos produzidos pelo curso, apontados pelos grupos de trabalho: “ampliação do conhecimento sobre o SUS e sobre a RHS”, “ mais compromisso”, “Interação”, “compartilhamento de experiências”, “afetividade”, "interatividade”, “mudanças de atitude”, “trabalho em equipe”, “motivação”, “aclarou as mentes e derrubou barreiras”, “aprendemos a escutar mais”, “aumentou a potência”, “ superou o medo de falar”, “inversão de papeis: profissionais se colocando no lugar do usuário”, "acolhimento”, “união”, “capacitação”, dentre outros. 

Como estratégias de continuidade e fortalecimento da gestão colegiada, foram destacados: rodas de discussões com os gestores e trabalhadores para análise dos processos de trabalho; implementação das unidades de produção nos hospitais; planejamento, monitoramento e avaliação das ações;  realização de seminários e fóruns sobre a gestão participativa e a co-gestão para trocas de ideias e compartilhamento de experiências; organização de um laboratório sobre a RHS, com o propósito de possibilitar o cadastro dos trabalhadores que estão com dificuldades de acesso. Também foi pensado um seminário  tendo como objetivo avaliar o impacto do curso nas práticas de trabalho e pensar estratégias de fortalecimento da co-gestão.

As atividades foram encerradas com um ato solene, contando com a participação do Dr. Iglezias (Diretor do HGV), Dr. Ednaldo Miranda (Diretor do HILP), Annatália Gomes ( Consultora da PNH para o estado do Piauí), Maria Vieira (referência da PNH no município de Teresina), Jesus Dias (Coordenadora da EPS) e representantes dos colegiados gestores dos dois hospitais. Finalizando, aconteceu um almoço de confraternização entre os participantes do cursos e os convidados.

  Annatália reforçando a potência da RHS