Savoir-faire de brasileiros é citado em artigo de americanos sobre infância e saúde mental

17 votos

Christian Lohfink HIGHLIKE https://highlike.org/

 

Luciano Elia, da rede "capsinareforma" nos traz essa boa notícia por achar "importante compartilhar com todos os trabalhadores de saúde mental infanto-juvenil esta publicação, não apenas o teor dela, seu conteúdo textual, bastante importante em si, como também o fato de ela ter ocorrido, sobretudo em um país como os Estados Unidos, que sabemos moverem-se por outras marés conceituais e metodológicas (mais voltados para o que consideram evidências, provas experimentais, etc.)."

 

Artigo de Pedro Gabriel Delgado, Cristina Ventura e Cristiane Duarte:

Couto MC, Duarte CS, Delgado PG (2008). [A saúde mental infantil na Saúde Pública brasileira: situação atual e desafíos].  Revista Brasileira de Psiquiatria, 30: 390-398.

 

 

Leiam aqui a mensagem completa e o anexo com o artigo de Gordon Harper:

"Quero compartilhar com vocês um fato que considero da maior importância para nossa rede, nosso campo, nosso trabalho de décadas construindo a atenção psicossocial à infância e à adolescência no Brasil.

Nossa colega Cristina Ventura recebeu uma comunicação sobre a publicação, por um autor americano, pesquisador de Harvard, chamado Gordon Harper, de um artigo no qual ele elogia o PROJETO BRASILEIRO DE CAPSi PARA A SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. No artigo, este autor considera que os CAPSi são uma ousadia bem vinda, e que os países de menos recursos são mais criativos e inventivos para responder às necessidades em saúde mental infanto-juvenil. O texto do colega americano segue em anexo.

Achei importante compartilhar como todos os trabalhadores de saúde mental infanto-juvenil esta publicação, não apenas o teor desta publicação, seu conteúdo textual, bastante importante em si, como também o fato de ela ter ocorrido, sobretudo em um país como os Estados Unidos, que sabemos moverem-se por outras marés conceituais e metodológicas (mais voltados para o que consideram evidências, provas experimentais, etc.).

A publicação foi causada por um artigo publicado por Cristina Ventura, Pedro Gabriel e Cristiane Duarte, e devemos cumprimentar seus autores, por produzirem e publicarem este artigo, e com isso gerarem esta outra publicação de um pesquisador de Harvard. Sempre insistimos na dimensão científica e de pesquisa que precisamos articular à nossa prática, ousada e inventiva. E temos aí um efeito concreto desta articulação feita por nossos colegas autores. O fato comprova que vale a pena investirmos nosso esforços na vertente científica, que deve associar-se à clínica e à política. O reconhecimento vem, quando fazemos isso.

De fato, nosso projeto é ousado, inventivo, corajoso e eficiente. Sempre repito isso quando vejo muitos colegas querendo usar referências internacionais como modelos a serem seguidos, o que não me parece poder dar certo. Conheçamos todas as experiências que estiverem a nosso alcance conhecer, como este colega americano fez em relação a nós, mas sigamos nossas tendências, nosso estilo, nossa inventividade, própria à cultura, à ciência e à clínica brasileira.

Esse episódio, além de tudo que eu já disse, vem como um grande ensejo para o nosso I CONGRESSO BRASILEIRO DE CAPSi, e um alento para todas as equipes de CAPSi e demais profissionais das redes de atenção psicossocial infanto-juvenis no Brasil, em um momento em que é preciso revigorar nosso projeto e nossas forças."

Grande abraço a todos

Luciano Elia 

 

Clicar aqui para ler o artigo de Gordon Harper:

https://xa.yimg.com/kq/groups/18970437/19902583/name/J.6-CAMH-POLICY-072012.pdf