SALA DE AULA HOSPITALAR

13 votos

De acordo com o item 9 da Resolução CONANDA nº 41/1995, que trata dos direitos da criança e do adolescente hospitalizados, toda criança e adolescente tem direito de desfrutar de recreação e acompanhamento do currículo escolar durante a sua permanência hospitalar.

Para garantia desse atendimento surge a classe hospitalar, com fins de acompanhar as crianças e adolescente hospitalizados, sobretudo os portadores de doenças crônicas, possibilitando a continuidade ás atividades escolares, contribuindo assim para a reintegração á escola após a alta hospitalar.

Segundo Ceccim e Carvalho (1997), mesmo doente a criança pode brincar, pode aprender, criar e principalmente continuar interagindo socialmente. O atendimento pedagógico, além de contribuir com o aprendizado escolar, ajuda na recuperação mais rápida da criança.

Pensando assim, a equipe de profissionais do Hospital Infantil Lucídio Portella está planejando a implantação da sala de aula hospitalar para o atendimento das crianças e adolescentes que permanecerem acima de 5 dias internadas nas enfermarias do hospital.

De acordo com o Diretor do HILP, Edinaldo Miranda, a implantação da classe hospitalar é apenas uma das principais metas a ser alcançadas pela diretoria do hospital em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI). “Queremos continuar humanizando o hospital para nossas crianças e para nossos profissionais. A sala de Aula vai ser uma das medidas prioritárias a ser tomada agora no ano de 2013. Além desse serviço, outras iniciativas importantes serão implantadas com o apoio da Secretaria de Saúde, frisou o Diretor.

Buscando a melhoria da humanização do atendimento das crianças e adolescentes atendidos, o hospital também está reformando a sua brinquedoteca, numa adequação desse espaço às necessidades psicossociais e lúdicas desses usuários.