Sobre os CAPS de Curitiba- por Marcelo Kimati.

12 votos

Caros,

Escrevo para esclarecer sobre o "fechamento" de dois Caps em Curitiba, que a mídia noticiou nesta semana.

Assumimos na última semana e encontramos uma rede na qual temos uma gestão parcial, na qual dois serviços são totalmente privados e os demais funcionam com co-gestão de OSs. No caso dos serviços privados, eles prestavam serviços à prefeitura desde o período de financiamento via APACs e não haviam sido descredenciados, no sentido de não criar desassistência, pelo que nos foi informado.

Sabíamos que esta era uma questão que teríamos de enfrentar, entretanto não antes dos primeiros meses de governo.

Na segunda-feira um dos CAPS anunciou interrupção dos trabalhos, mobilizando a mídia e apontando a SMS como responsável, uma vez que o governo anterior tramitava um contrato de renovação que anunciamos que seria revisto.

Criamos um grupo de trabalho que no mesmo dia foi ao serviço iniciar avaliação dos usuários e providenciar encaminhamento a serviços públicos. Concomitante a isso, fizemos uma denúncia aos Conselhos Regionais de Medicina, e de Psicologia, e criamos uma portaria que instituía uma Comissão de avaliação da rede e do modelo de atenção, adotado pelo município nos últimos anos.

Ao final da semana, o serviço voltou a ativa e instituímos uma co-gestão e um grupo de intervenção nos dois Caps, que passa a atuar formalmente na segunda-feira.

Nos próximos 30 dias teremos uma avaliação da rede, mas já iniciamos os trâmites para a implantação de dois serviços públicos que substituam estes privados, em 45 dias. A devolutiva da avaliação será totalmente pública e queremos a presença de todos aqueles que defendem a reforma psiquiátrica e um SUS público e universal.

Abraços a todos,

Marcelo Kimati.

Diretor de Assistência à Saúde – SMS Curitiba.

(enviado em 14/01/13).