APOIO A EQUIPES DA ATENÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS DE MELHORIAS ATRAVÉS DO PMAQ

14 votos

Tivemos a grata visita no Município de Assis/SP dos avaliadores do PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica. Diante da proposta do Ministério da Saúde para que os municípios aderissem ao PMAQ, houve uma mobilização para que as equipes que foram cadastradas passassem por processos que garantissem que os critérios indicados pelo Programa fossem atendidos e que de fato houvesse a melhoria proposta.
  Neste movimento o processo de Apoio institucional às equipes tem fundamental importância, pois a presença do apoiador externo ao cotidiano das equipes faz com que os trabalhadores possam refletir sobre aspectos que, muitas vezes não são tidos como importantes ou fundamentais para a mudança de práticas que desencadeiam melhorias na qualidade dos serviços, na Atenção e nas relações.
  A partir desta lógica, o município mobilizou-se para proporcionar às equipes inscritas no PMAQ, que a fase de desenvolvimento fosse realizada de maneira participativa e com decisões tomadas de forma ascendente para as mudanças necessárias nas equipes. Na fase de Desenvolvimento proposta pelo Programa, a Coordenadora da Atenção Básica convidou trabalhadores ligados a processos de Educação Permanente e Apoio para juntos organizarem a fase de Autoavaliação proposta a partir da leitura de dados já coletados junto às equipes através do instrumento do QualiAB, que foi uma forma de avaliação anterior utilizada pelo Estado de São Paulo.
  Na tentativa de potencializar processos avaliativos já realizados pela equipe, os apoiadores se dividiram entre as equipes cadastradas e participaram das reuniões de equipe para refletirem e organizarem planos de ações para mudanças nas práticas que desencadeassem alterações nos processos e indicadores, que a equipe teve apontada como fragilidade. Foram priorizadas pelas equipes algumas fragilidades e construídas Matrizes de Intervenção contendo um planejamento detalhado das ações e quem as realizaria, bem como instrumentos de avaliação.
  Concomitante, tivemos um processo de aproximação da gestão com as equipes através de rodas de conversa sobre os avanços e dificuldades deste processo. Tivemos um estreitamento nas relações estabelecidas, fortalecendo a confiança e o compartilhamento de problemas e neste momento pudemos notar que as equipes conseguem olhar para suas dificuldades na perspectiva de construção coletiva de propostas para superá-las. Pudemos também observar que o processo de organização do trabalho está produzindo uma Atenção de melhor qualidade e maior inclusão do usuário.
  A leitura mais contundente que tivemos diz respeito à importância do Apoio Institucional às equipes da Atenção Básica como um instrumento que a gestão pode dispor para melhorias na Atenção e Gestão no município, promovendo outras formas de relação com o trabalho. Agora aguardamos os resultados das avaliações formais do PMAQ que, temos a certeza, irão consolidar este período de trabalho abrindo perspectivas para a ampliação do Apoio a equipes que ainda não foram contempladas.
  Queremos agradecer em especial às equipes ESF Jd. Eldorado, ESF Prudenciana, ESF Jd. III Américas, ESF Pq. Universitário, ESF Progresso e ESF Vl. Cláudia, participantes do PMAQ, pelo empenho e disponibilidade para o novo que demonstraram neste processo.