5º Oficina ACOLHESUS NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DR.DANIEL HOULY/ARAPIRACA -ALAGOAS

9 votos

Aconteceu nos dias 13e 14 de novembro foi realizada a 5ª oficina do ACOLHESUS no HEDH em Arapiraca com o objetivo de acompanhar a modelização do plano de trabalho  e  monitoramento e avaliação das atividades propostas no referido hospital. Incialmente, houve uma breve apresentação dos participantes, visto que sempre há membros novos nesses espaços. Realizamos uma segunda visita guiada acompanhada de uma equipe multidisciplinar  que atuam na instituição de saúde, membros do GEE e representantes do Ministério da Saúde do Estado de Alagoas e os pontos críticos identificados foram confirmados durante esse momento.Na ocasião foram apresentado aos presentes as devolutivas das reuniões e videoconferências  que ocorrerão  nos meses de setembro e outubro.
No segundo momento a reorganização do espaço de Classificação de Risco a medida que apresentamos alguns avanços nesta etapa, por exemplo: a criação de indicadores de tempo de atendimento aos usuários, construímos um fluxograma de orientação para o usuário compreender quais os possíveis passos ele deverá ou não seguir dentro do hospital, a demarcação de linha de orientação de fluxo será reavivada.

discutimos a Gestão da Clínica no olhar da clínica ampliada, destacando as ferramentas do Plano Terapêutico Singular (PTS), equipe de referência necessidade sinalizada no projeto. O momento foi de adequação da propostas com as ferramentas já existente valorizando o contexto do hospital.
Pensando na fragilidade no processo de acolhimento na porta de entrada do usuário o grupo mantém as atividades de dispersão com os coordenadores setoriais.
Encerramos a oficina com a fala do consultor do Ministério da Saúde, Diego sobre as impressões dos dois dias de oficina seguida da fala da coordenadora do grupo GEL.
Os próximos passos serão de alinhamento das ferramentas propostas pela Política Nacional de Humanização do SUS para a implantação e implementação das atividades do plano de trabalho