I Oficina do Colegiado Gestor

12 votos

No dia 24 de janeiro de 2013, aconteceu a I Oficina do Colegiado Gestor do HILP, atendendo uma demanda surgida no curso de capacitação dos gestores do SUS, em que agregou os membros dos colegiados gestores do HILP e do HGV, realizado no período de outubro a dezembro de 2012, com a finalidade de fortalecer a co-gestão e a gestão participativa nesses hospitais.  A oficina teve como objetivo reunir os participantes do HILP para analisarem as demandas/propostas apresentadas pelos grupos de trabalho, numa articulação com as diretrizes da PNH trabalhadas no curso. A perspectiva era a construção de uma matriz operacional, buscando listar os problemas do hospital, definindo prioridades e ações para as mudanças, tendo em vista direcionar o planejamento estratégico do exercício de 2013, que será construído numa ação coletiva no próximo mês.
O foco das discussões foram as diretrizes/dispositivos que vem sendo implementadas no hospital como: Acolhimento, Co-gestão e gestão participativa, Acompanhante e Direitos dos usuários. A perspectiva era a construção de matrizes agregando todas essas diretrizes, entretanto, as discussões  foram acirradas, se desdobrando numa análise abrangente de toda a conjuntura do hospital, não viabilizando a finalização das matrizes previstas.
Assim, foi agendada uma nova oficina para o dia 1º de fevereiro, tendo em vista a continuidade das discussões e construção das matrizes. Pretendo compartilhar aqui os resultados produzidos nas oficinas.