Com grande tristeza e dor estamos solidarios com as familias, e a todas as pessoas que vivenciam com pesar esse momento.
Nao nos cabe aqui contar os fatos pois, podem ser vistos e acompanhados em diferentes sites e enderecos eletronicos:
https://zerohora.clicrbs.com.br/rs/
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/fotos/2013/01/veja-fotos-da-tragedia-em-boate-do-rs.html#F693432
Cabe aqui, que estejamos todos atentos, solidarios e apoiando seja como pudermos( medicos, enfermeiros e todas as pessoas que possam disponibilizar qualquer tipo de apoio).
55 91 55 29 87 – nesse telefone solicitam enfermeiros, psiquiatras, psicologos e auxiliares de enfermagem.
Telefone do Movimento do CTGs do RS Santa Maria para logistica e apoio as parentes das vitimas( 55 99 79 2539).
Precisamos ser redes em defesa da vida!
38 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Oi Companheir@s,
Uma grande e triste tragédia! Muitas dificuldades para atender vítimas e suas famílias, identificar corpos, etc.
Estamos ligados e tentando apoiar a mobilização. Carlos Garcia foi o primeiro consultor da PNH a chegar no local, pois estava na região. Liane Righi (UFSM e PNH) e Sandra Fagundes (SESRS) estão à caminho. Nossos apoiadores da região estão sendo acionados para apoiar a mobilização.
O ministro Alexandre Padilha e a Presidenta Dilma estão em Santa Maria constituindo gabinete de crise.
Vamos cuidar!
Gustavo
Por Cláudia Matthes
nossa Luciane Regio Martins esta acompanhando e fazendo parte da forca tarefa local.
Os profissionais de saúde que acorreram aos hospitais foram tantos que uma parte foi dispensada por haver muitos em ação já!
Inicialmente, foi criada uma planilha para quem puder hospedar familiares das vitimas possa inscrever suas vagas. Divulguem na suas redes, por favor.
Por Cláudia Matthes
DOAÇÕES – Precisam de água em garrafinhas, luvas descartáveis, álcool gel, papel higiênico: Telefone (55) 9155-2087.
Divulgem, quem tiver proximo!!!!
Gianie Leal Sardenberg via facebook
Compartilhando..
Que tristeza !!!! copiei e colei do jornal Zero Hora
Na tentativa de identificar as vítimas, o Instituto Geral de Perícias (IGP) tem colocado documentos de identificação — como identidade, carteira nacional de habilitação, entre outros — e celulares nos peitos dos mortos.
De acordo com relatos de servidores do IGP, muitos telefones dos mortos no ginásio tocam sem parar.
por Gabriele Carvalho
MS reforça atendimento às vítimas em Santa Maria
janeiro 27, 2013 em BLOG por Gabriele Carvalho
disponível em Portal Saúde/MS
O Ministério da Saúde informa que o ministro, Alexandre Padilha, cancelou sua agenda prevista para São Paulo para acompanhar ações desenvolvidas para atendimento às vítimas do incêndio ocorrido na madrugada deste domingo (28), em uma boate de Santa Maria (RS).
O Ministério da Saúde tem mobilizado voluntários, deslocou Força Nacional do SUS para a região e intensificou ações das Unidades de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), equipados com respiradores para Santa Maria. A maioria das vítimas até o momento são por inalação respiratória.
Também foram acionados dois centros de queimados de referência em Porto Alegre e Unidade de Emergência do Grupo Hospital Conceição (GHC), além de leitos de UTI da região metropolitana, incluindo Canoas e Caxias, para transferência de vítimas, que será coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde.
Agência Saúde – Ascom/MS
(61) 3315- 3713/ 3580
Pedidos de postagens, acesse https://www.facebook.com/groups/JFCP1
HOSPITAL DE CARIDADE:
GABRIEL BADALOSO PEREIRA
GUSTAVO CAUDURO
CATIELE RODRIGUES
JULIANO MOTA HENRIQUE
CAUÊ M. DIAS
DANIEL BARBAREIRO
TULIO GUSTAVO M. FERNANDES
FABIANO ZATI
IURI GUEDES
JOSUÉ DE OLIVEIRA
JULIESE PEREIRA
MARIELENE VIELMO
EDUARDO SAVARIVA
KAUE MACHADO DIAS
DANIEL BARBIERO
HEUKI TEMP
FABIANO ZATTI
LEONARDO M FONTOURA DA SILVA
LAURO CLOS MARÇAL
JOEL BEWANGER
NAIARA HENNIG NORIENSELDT
LUISE SCMRAGE WACHTER
MAIQUE ADRIEL DOS SANTOS
MAIRA FELIPETTO
Dênis Petuco compartilhou uma atualização de status de Milena Do Carmo.
Milena Do Carmo
ATENÇÃO!!
A empresa Planalto está disponibilizando transporte gratuito POA para SM para profissionais da área da saúde que quiserem ser voluntários.
Tem um ônibus saindo agora às 14:45h para Sta Maria para os voluntários.
Pede-se que leve as identificações, como carteiras, e todos os documentos necessários para confirmar que são profissionais da área.
Dirigir-se a sala VIP da Planalto na Rodoviária de Porto Alegre!
Mais informações fone (51) 3374-9779
Pablo Capilé
SANTA MARIA!
Estão precisando de doações de água, papel higiênico, máscaras, álcool gel, luvas, e remédios como catropil, AS, dipirona, clonazepan, além de ambulâncias privadas.
Contatar o Dr. William (médico responsável pela arrecadação) pelo celular (55) 96811021.
Estão avisando também que os voluntários devem chegar próximo as 19 horas para estabelecer um turno de revezamento com os que já estão auxiliando.
Fonte Rádio Gaúcha, cobertura direta.
Atorgs Terapeutas Ocupacionais
NOTA DE PESAR
A Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul – ATORGS, manifesta publicamente seu pesar e sua tristeza pela tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria neste dia 27 de janeiro de 2013.
Sensibilizados pela perda de tantas vidas, nos unimos a todos os que rezam pela alma dos que se foram e para que os familiares consigam superar este momento de profunda dor.
Clori Araujo Pinheiro
Presidente
Tatiane Reis, via facebook, alerta:
Pessoal,
Lamento por todos que se foram essa madrugada, mas preciso dar uma informação aos que SOBREVIVERAM;
Todos que estiveram dentro da Boate Kiss e respiraram a fumaça toxica do incêndio, PRECISAM buscar ATENDIMENTO o mais rápido possível, pois há um RISCO DE PNEUMONIA QUÍMICA, o que, sem o devido tratamento pode levar ao FALECIMENTO em até 72 horas. Então por favor, não deixem de buscar atendimento, e assim evitar que essa tragédia aumente de proporção.
Muita força a todos!
Auxílio aos familiares das vítimas em Santa Maria
Notícias
27/01/2013 – 16:42, atualizado em 27/01/2013 – 16:49
Auxílio aos familiares das vítimas em Santa Maria
Uma equipe de psicólogas (os) está acompanhando de perto toda situação e pronta para atender os parentes das vítimas com plantão de atendimento.
Em face da tragédia ocorrida na madrugada deste domingo (27/1), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), juntamente com a Associação Brasileira de Psicologia em Emergências e Desastres (Abraped), o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul e a Subsede de Santa Maria, lamenta a perda das mais de 200 vidas no incêndio da boate Kiss.
Uma equipe de psicólogas (os) está acompanhando de perto toda situação e pronta para atender os parentes das vítimas com plantão de atendimento na Subsede Centro-Oeste, em Santa Maria, pelos telefones (55) 3219.5299, (51) 8421.9108, (51) 8421.9107 ou na Subsede, localizada na Rua Marechal Floriano, 1709/401, em Santa Maria/RS.
A estrutura do Conselho Regional estará em alerta para auxiliar às famílias das vítimas no que for necessário neste triste momento. Apesar de todo esse esforço, qualquer trabalho voluntário é bem vindo.
*Com informações do CRP-RS.
Colegas
Sou de Santa Maria, apesar de nao estar na cidade.
Há um colega psiquiatra de Porto Alegre, Christian, responsável pelo nucleo de trauma da PUCRS que se comunicou comigo e está indo de helicoptero para lá. Imagino que poderá ajudar no matriciamento de equipes de saude/saude mental pra sermos mais efetivos.
O núcleo de psiquiatras da sociedade de medicina da cidade também está se mobilizando mais não tenho o contato deles.
O Eugenio Grevet, presidente da associação de psiquiatria do RS também me ligou e está mobilizado desde de manha disponibilizando auxílio, inclusive do prof Sidney Schestatsky, que é responsável pela área de trauma psíquico da UFRGS (possibilidade de consultoria por skipe ou equipe presencial).
Por favor, repassem estes contatos para quem estiver na linha de frente pra unificarmos esforços.
Eugenio Grevet: (51) 9987-7602
Christian Haag Kristensen:(51) 92531511
Abraço entristecido
Martha Noal (55) 9971-2611
Informação para familiares de vítimas de outras cidades
27 de janeiro de 2013
Segundo o Secretário de Relações de Governo e Comunicação Giovani Carter Mânica (55) 9157-5862, no Centro Desportivo Municipal está sendo feito um cadastramento dos familiares que estão em busca de informações sobre as vítimas, no caso daqueles que são oriundos de outras cidades, a prefeitura disponibiliza o encaminhamento para hotéis da cidade, sendo que as despesas com hospedagem e alimentação ficarão por conta do poder público municipal.
INÍCIO
Postado por Barbara Nickel, às 16:55
Num momento como este qualquer palavra fica pequena.
Que muitas mãos se unam levando conforto e apoio às famílias em luto!
Emília
Por Aline Costa
Triste demais. Apoio e solidariedade nesse momento. Somos todos convocados, de qualquer parte do país… Estamos a postos.
Chris
ES
Por patrinutri
Tudo que vou dizer parece sempre muito pouco para definir a dor, expressar solidariedade as pessoas que vivem de perto esta tragedia!
Carinho para todos!
Patricia S C Silva
Blumenau SC
Caros amigos e colegas da rede
Diante da tragédia ocorrida em Santa Maria, com 233 jovens mortos em uma incêndio dentro de uma boate, não pude deixar de me manifestar, primeiro e acima de tudo em solidariedade a todos os que, de um modo ou de outro, estão mais proximamente envolvidos com esse terrível episódio, e segundo em decorrência de ter estado na cidade de Santa Maria há alguns anos, trabalhando um dia inteiro no CAPSi, a convite da equipe e nominalmente de Mariana Howlleg, integrante desta rede, a quem saúdo com um abraço solidário extensivo à equipe.
Penso que um CAPSi, como um CAPS, não é alheio a um acontecimento como este. Na concepção de atenção psicossocial que me parece a mais correta e vigorosa, e que vai muito além de uma assistência clínica direta (por isso não pode haver atenção primária que o torne um serviço especializado), uma instância como o CAPS/CAPSi deve agir de modo comprometido , de quem tudo a ver com fatos como esta tragédia, e deve saber de que modo se fazer presente sem interveniência excessiva, com o devido acolhimento. Por ocasião do massacre na escola pública de Realengo, por exemplo, a rede de atenção psicossocial do território procurou fazer isso, e fez até o ponto em que o prefeito e seus assessores mais próximos permitiram.
Portanto, mesmo sendo as vítimas (em princípio) maiores de 18 anos, por se tratar de uma boate onde o ingresso de menores é proibido, gostaria de deixar essas palavras àquela brava equipe do CAPSi de Santa Maria, com a qual tivemos uma jornada tão inesquecível e produtiva de trabalho, desejando que a dor do momento possa ser mitigada pelo que puderem fazer com as famílias da cidade e seu entorno, que perderam tantos de seus filhos, e com a cidade que não diexa de sofrer com isso.
Grande abraço e solidariedade
Luciano Elia
Ola companheiros,
Acabo de chegar em casa para tentar botar a cabeça em ordem.
Mando noticias. Ficamos na articulaçao com os diferentes nucleos da saude (medicina, enfermagem e psicologia…) para colaborar no alinhamento e acesso para familiares e pessoas proximas ao cuidado. Quando cheguei, por volta das 17 hrs, estava tudo muito confuso. Aos poucos, na conversa com diferentes representaçoes e colaborados conseguimos pensar algumas frentes de açao.
Foi importante a presença do ministro da saude. Ele colocou o pessoal da SES RS na conduçao do processo. Vieram profissionais com experiencia para a atençao aos usuarios em situaçoes de crise. Temos um numero expressivo de volutanrios, dedicados e dispostos a ajudarem ao maximo. Ja ha um desenho de sistema de plantoes e rodizio de profissionais.
Pode se considerar que neste momento ha um numero suficiente de profissionais envolvidos, entretanto nao saberemos como sera nos proximo dias. Qual sera os efeitos apos o choque inicial.
Agora estao começando os verolios. Obviamente, muita tristeza e comoçao.
Confesso que nunca havia vivenciado algo deste jeito. Realmente, há um sentimento coletivo de luto.
Vou ficar aqui. Quem quiser contatar estou a disposiçao.
Carlos Garcia Jr.
(48) 9948 6694
Stella Nicolau
A aluna Mariana Teixeira da Silva do curso de TO da UFSCar teve a ideia de nos reunirmos na próxima segunda feira para juntos confeccionarmos uma colcha de retalhos como uma forma de ritualizarmos nossa dor frente a essa grande perda de tantos jovens. Cada um deve levar um retelho de tecido, preferencialmente de algodão, popeline, de 25cmX25cm, linhas e agulhas. Vamos nos reunir as 15h30 no dia 4 de fevereiro no DTO. Sugiro que enviemos para a UFSM nossa colcha como uma forma de compartilharmos esse momento tão doído na comunidade universitária de nosso país.
Colcha de Retalhos para Santa Maria
Stella Nicolau – São Paulo
Pessoal, viram que agora temos essa responsabilidade para cumprir e que nessa semana a gente vá se organizando para receber os quadrados e já irmos pensando em como juntá-los. Sugiro que se as pessoas se reunirem para bordar, que comecem com uma mentalização ou uma prece às vitimas e seus familiares, essa energia precisa ser emanada, que a gente se indisponha o mínimo possível com os colegas para fazer isso.
Isso é um gesto de amor e união.
Estarei ocupada na semana e conto com as meninas que já se dispuseram. Vamos acompanhando os fatos pela rede e pelo pessoal de Santa Maria. Temos que pensar depois em como finalizar e como mandar a colcha se ela ficar muito grande. vamos precisar de dinheiro para o transporte,mas pensamos nisso depois. Boa semana e vou tentar dormir pois amanhã o dia será cheio. beijos carinhosos e com muito orgulho de vocês.
Há equipes de saude mental de porto alegre (300km de santa maria) especializadas em traumas, disponiveis, mobilizadas e deslocadas pra santa maria, como copio abaixo.
ouvi falar que há um onibus de psicologos vindo de sao paulo!! (+ ou – 24 hs de viagem). preocupo-me que ações de muito boa vontade acabem não sendo efetivas, a contar a distancia das localidades mobilizadas, ja que há pessoas de mais perto disponíveis.
Segue novamente a mensagem da tarde:
Há um colega psiquiatra, Christian, responsável pelo nucleo de trauma da PUCRS que se comunicou comigo e está indo de helicoptero para lá. Imagino que poderá ajudar no matriciamento de equipes de saude/saude mental pra sermos mais efetivos.
O núcleo de psiquiatras da sociedade de medicina da cidade também está se mobilizando mas não tenho o contato deles.
O Eugenio Grevet, presidente da associação de psiquiatria do RS também está mobilizado desde de manha disponibilizando auxílio, inclusive do prof Sidney Schestatsky, que é responsável pela área de trauma psíquico da UFRGS (possibilidade de consultoria por skipe ou equipe presencial).
Por favor, repassem estes contatos para quem estiver na linha de frente pra unificarmos esforços.
Eugenio Grevet: (51) 9987-7602
Christian Haag Kristensen:(51) 92531511
Abraço entristecido
Martha Noal (55) 9971-2661
para redehumanizasus
Concordo, "Somos todos de Santa Maria", não importa se somos do norte ou do sul, lágrimas brotam nos meus olhos ao ver tantas vidas de jovens ceifadas desta forma tão brutal. O que dizer nessa hora? O que fazer, apoio solidariedade, tentar enxugar as lágrimas e oferecer um ombro amigo aos familiares e todos que moram em Santa Maria
Gustafson Porter
venice garden
HIGHLIKE https://highlike.org
Netu Schmidt
"Hoje o Patrão Velho resolveu deixar o céu um pouco mais gaudério… Levou uma gurizada pra matear com ele e deixou a nossa Querência tapada de tristeza e dor.
Patrão Velho esperamos que esta gurizada tão faceira e cheia de sonhos alegre teus pagos e que eles encontrem no aconchego do teu poncho luz e paz.
Guarde-os contigo para que muito em breve o céu vire um Fandango de Galpão e não te esqueças de amparar aqueles que aqui ficaram sofrendo por ter de matear sozinhos…
Por Cláudia Matthes
Por Cláudia Matthes
ATENÇÃO: O Hemocentro do Estado do RS agradece a imediata e numerosa resposta da sociedade gaúcha aos pedidos de doação de sangue.
Dada a grande procura, a Direção do Hemorgs pede que só pessoas com sangue fator RH NNEGATIVO se desloquem até os hemocentros hoje.
Lembramos que é importante manter as doações nos próximos dias e semanas, então outras doações devem ser agendadas previamente ao longo da semana pelo telefone (51) 3336.6755, em Porto Alegre. Confira o contato dos demais hemocentros do Estado em https://migre.me/d0sSK
Amigos, as palavras faltam, manifesto a solidariedade, no momento não posso estar presente com alguma ação efetiva, estarei em prece e aqui deixo a minha mensagem de força e sabedoria para as familias e colegas do RS e aqueles que estão em contato com esta tragédia.
Bjs
Annatalia
Altair Massaro
Acabando de desembarcar com Isis Cunácia Massaro, Zico, Luciana, Fred, Janete e Ivanilde para ação do SOS EMERGÊNCIAS do Ministério da Saude de ajuda à assistência às vitimas da tragédia do incêndio. — em Santa Maria-RS
Edlene Pessoa Bom Trabalho a todos!!! Ficamos em oração e à disposição!
Emilia Alves de Sousa Bom trabalho para o grupo!
Pri Azevedo Puxa… Que joia poder ajudar e fazer alguma diferença no sofrimento dessas pessoas. Como funciona esse grupo? Eh possivel se inscrever?
Lala Vovo boa sorte que vcs sejam iluminados nesse trabalho…
Rosana Scarassatti que bacana! Adoraria estar com vocês! Boa sorte e bom trabalho! Bjs
Railda Diniz Neves Parabéns e bom trabalho Altair Massaro
Priscila Paula Exemplo de humanidade !!!!! Parabéns Dr. Altair…abs
Serge Kalongo Tshiswaka Félicitations Isis Cunácia Massaro, Altair Massaro et tous les autres qui sont avec vous dans ce projet, vous êtes un grand exemple que tous devons suivre. Bonne chance.
Por Mariella
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul cadastra psicólogos voluntários para que um atendimento continuado possa ser oferecido às famílias, especialmente nas cidades de origem das vítimas.
O cadastro de voluntários pode ser feito pelo site http://www.crprs.org.br/voluntariossm.
Em Santa Maria, no momento, não há a necessidade de novos profissionais se deslocarem até a cidade.
Os voluntários poderá ser acionados nas próximas semanas.
Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde está acompanhando novas demandas e, se necessário, irá acionar os voluntários.
Fonte: Site do Conselho Regional de Psicologia – RS
Por Cláudia Matthes
A MAIOR TRAGÉDIA DE NOSSAS VIDAS
Morri em Santa Maria hoje. Quem não morreu? Morri na Rua dos Andradas, 1925. Numa ladeira encrespada de fumaça.
A fumaça nunca foi tão negra no Rio Grande do Sul. Nunca uma nuvem foi tão nefasta.
…
Nem as tempestades mais mórbidas e elétricas desejam sua companhia. Seguirá sozinha, avulsa, página arrancada de um mapa.
A fumaça corrompeu o céu para sempre. O azul é cinza, anoitecemos em 27 de janeiro de 2013.
As chamas se acalmaram às 5h30, mas a morte nunca mais será controlada.
Morri porque tenho uma filha adolescente que demora a voltar para casa.
Morri porque já entrei em uma boate pensando como sairia dali em caso de incêndio.
Morri porque prefiro ficar perto do palco para ouvir melhor a banda.
Morri porque já confundi a porta de banheiro com a de emergência.
Morri porque jamais o fogo pede desculpas quando passa.
Morri porque já fui de algum jeito todos que morreram.
Morri sufocado de excesso de morte; como acordar de novo?
O prédio não aterrissou da manhã, como um avião desgovernado na pista.
A saída era uma só e o medo vinha de todos os lados.
Os adolescentes não vão acordar na hora do almoço. Não vão se lembrar de nada. Ou entender como se distanciaram de repente do futuro.
Mais de duzentos e cinquenta jovens sem o último beijo da mãe, do pai, dos irmãos.
Os telefones ainda tocam no peito das vítimas estendidas no Ginásio Municipal.
As famílias ainda procuram suas crianças. As crianças universitárias estão eternamente no silencioso.
Ninguém tem coragem de atender e avisar o que aconteceu.
As palavras perderam o sentido.
Fabrício Carpinejar.