Telessaúde/MS: WEB-conferência para Equipes de Saúde sobre o incêndio da Boate Kiss/SANTA MARIA-RS

14 votos

Pactuado hoje na Comissão Intergestora Regional – 4ªCRS/Santa Maria/RS:

Webconferência nesta quinta-feira, dia 07/02, 15h, para as equipes de saúde sobre o ocorrido em Santa Maria (Incêndio/Boate Kiss) – prioritariamente para 63 municípios do RS.

A linha de trabalho adotada pela Força Nacional do SUS/Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde do RS, Coordenadorias Regionais e ofertada aos municípios seguem protocolos dos Médicos Sem Fronteiras, que com bases científicas são aplicados em países que vivem catástrofes.

Baseado em uma pirâmide, o estudo demonstra que 80% das pessoas que passam por tragédias reorganizam suas vidas por processos naturais, através de suas redes afetivas (familiares, religiosas, filosóficas, de grupalidades etc); 15% podem apresentar alguma necessidade de acompanhamento psicológico com boa perspectiva de migrar para a base da pirâmide (segundo efeitos esperados: luto – insônia, inapetência ou aumento do apetite, raiva, revolta, choro, tristeza, diminuição da memória – ver materiais enviados: https://redehumanizasus.net/60108-material-para-acolhimento-dos-pais-de-santa-maria ; https://redehumanizasus.net/60102-medicos-sem-fronteiras-em-santa-maria); e, somente, uma pequena parcela, pode necessitar de avaliação psiquiátrica – cerca de 4% e mais. (Em breve, outro post)

 

A partir dessa concepção, a webconferência acontece para compartilhamento do cuidado (alinhamento, cuidado longitudinal-corresponsável, cuidado "integral").

 

Como acessar:
1) Basta um computador estar conectado na Internet;
2) Saída de áudio funcionado (caixinha de som) para ouvir o palestrante;
3) Ter o programa: adobe flash player ou fazer o download de forma gratuita. Sem esse programa não será possível a conectividade.
Site de acesso:https://https://webconf.ufrgs.br/telessauders
OBS: Clicar na Opção: ENTRAR COMO CONVIDADO

 

Caso haja dificuldade de acesso à sala por excesso de participantes, os seguintes links alternativos podem ser utilizados:

https://webconf.ufrgs.br/telessauderssala1
https://webconf.ufrgs.br/telessauderssala2