Controle Social é tema de encontro no Médio Vale do Itajaí em Blumenau SC

11 votos

    

Hoje dia 06 02 2013 iniciamos o calendário de encontros do Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí em Blumenau SC.

Dos 14 municípios da região da AMMVI apenas 4 não compareceram, ainda estavam representados alguns hospitais da região, embora todos tenham sido convidados a participar deste encontro mensal sobre humanização (Hospital Santo Antonio e Hospital Vila Itoupava de Blumenau e Hospital Azambuja de Brusque).

Este encontro que já acontece desde 2005 nesta região tem por objetivo possibilitar a troca de experiências que favoreçam a humanização da atenção e gestão do SUS.

   

Hoje o tema foi sobre os conselhos municipais, regionais e locais de saúde e como a Política Nacional de Humanização pode contribuir para qualificar estes espaços e colaborar no seu fortalecimento. Um grande número de conselheiros participaram, representando estas diversas formas de inserção no controle social.

Cada representante apresentou um breve relato sobre como se configuram os diversos conselhos e um panorama das atividades nas quais estão engajados.

Os diversos municípios relataram também como funcionam os conselhos e o que a gestão tem feito para estimular e fortalecer esta interface do SUS.

Como encaminhamento do encontro será realizado no próximo mês Março um seminário sobre formação de conselhos locais e sobre a relação estratégica do controle social sobre suas instancias (municipal, regional e local).

O encontro mobilizou muitos participantes conselheiros, usuários do SUS, trabalhadores que integram os conselhos e secretários municipais de saúde que assumiram recentemente este desafio,e os os hospitais já mencionados, bem como os integrantes do Comitê Regional de Humanização que acompanham o grupo regularmente.

    

Muitos são os desafios, mas todos concordaram que a PNH na aplicação de seu método poderá colaborar infinitamente com este processo de ativação dos conselhos para sua função de controle social no SUS

 

Patrícia S C Silva

Blumenau SC