saúde mental indígena

12 votos

Está em processo de planejamento o Seminário Nacional de Saúde Mental Indígena e Direitos Humanos promovido pelos Conselhos Federal e Regional de Psicologia (CRP-14 e CFP) junto com o Distrito Sanitário Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), OAB, Assembléia Legislativa, Universidades, dentre vários outros parceiros. O Seminário acontecerá em Dourados – MS nos dias 7, 8 e 9 de agosto e pretende reunir trabalhadores do SUS, teóricos e militantes para refletir sobre a temática e construir proposições.

As especificidades da Saúde Mental Indígena já aquecem as discussões nos Conselhos Regionais. Alguns exemplos:

https://www.crpms.org.br/noticias.php?id=6067
https://redecandanga.com.br/blog/archives/4180/1o-seminario-regional-de-saude-mental-indigena/
https://www.crprs.org.br/tema.php?AreaTematicaID=7&ArtigoID=7

No Ministério da Saúde um Grupo de Trabalho proposto pela Área Técnica de Saúde Mental, com o apoio da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) e da  Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS foi criado para  construir a Política de Atenção Psicossocial aos Povos Indígenas. Essa boa notícia ganhou destaque no E-PNH:
https://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/e-PNH161.pdf

Compromissos ético-políticos precisam ser produzidos  para enfrentar as altas taxas de suicídio, o abuso de álcool e outras drogas e o aumento da violência, dentre outros aspectos que compõem o atual cenário de tensão, ameaças e vulnerabilidade das comunidades indígenas em todo o Brasil. Há, dentre os muitos desafios e delicadezas, a necessidade de construir ações de saúde que não adoeçam ainda mais essas comunidades.

Vamos conversando… um abraço, Catia