“Tramas, Textos e Texturas na Psicose Infantil” – Carlos Alberto Garcia Jr

13 votos

O livro TRAMAS, TEXTOS E TEXTURAS NA PSICOSE INFANTIL é um esforço pelo diálogo com pessoas, espaços e autores. A intenção é compartilhar com o leitor um espaço entrelaçado a partir do diálogo entre a educação especial, a psicanálise, a poesia e a música.

Tecido textual cujas malhas enlaçam questões polêmicas como as relações entre a clínica e a escola; a educação como terapêutica e constitutiva; a quimera diagnóstica e seus efeitos na construção de um lugar de aluno e professor. Se Carlos sentiu-se convocado pela pergunta “Quem é você?”, seu texto nos traz a potência da interrogação reflexiva “O que será que será”.
Diante de um buraco, um vazio de determinações, somos convidados a criar nossas respostas (sempre provisórias), responsabilizando-nos por elas. É no tecido esgarçado da educação especial na perspectiva do sujeito que o presente livro abre-se ao leitor. Longe de esgotar sentidos, o que ora se mostra é um campo em construção marcado por respostas provisórias.

Que as palavras aqui tecidas, as dúvidas urdidas, enlacem outros e novos diálogos.

Carla K. Vasques

 

Livro de nosso querido Carlos Garcia Jr, consultor da PNH por Santa Catarina.

Fala Carlos:

Inquieto, tentei articular tramas e situar alguns pontos da relação da Psicose Infantil com a Educação, pinçando posições e/ou afastamentos de textos-tecidos para refletir sobre um sujeito transbordado por uma possibilidade estrutural ainda não-decidida.

Isso tudo, permanentemente, voltado para obtenção à resposta do seguinte questionamento: quem é esse sujeito?

Através do contato com as obras, estudos, pesquisas sobre esse sujeito inacabado e, sob a ótica da educação em construção para tal indivíduo, angustiei-me e senti um vazio que recorrentemente me levava a uma percepção de lacuna. À leitura de cada texto sobre o tema, uma nova janela se abria, assim como a sucessão interminável de imagens que se transpõem quando se coloca um espelho diante de outro, uma operação no porvir.