Recebi esse convite e repasso a todos por acreditar que essa dor repercutiu no Brasil inteiro.
5 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Lindo movimento Stella! Parabéns ao grupo pela iniciativa, e aguardamos a socialização das fotos e da colcha concluída aqui! Acho que, pelas tantas mãos juntas nesse tecer, ela vai agasalhar toda Santa Maria.
Beijos!
Emília
Por stella nicolau
Vieram muitos retalhos de muitas partes do país e estes compuseram a colcha, Dos lugares que mandaram muitos quadradinhos nós colocamos uma parte deles na colcha e agora vamos levar os retalhos para projetos na comunidade, a fim de circular essa energia em outros lugares. Os retalhos simbolizam a vida que guardamos daqueles que se foram mas dentro de nós permanecem vivos. Fazer essa colcha foi para mim uma tentativa de elaborar essa situação tão absurda e dolorosa e de tanta ruptura. Nessas horas só nos resta buscar a solidariedade, o consolo e a superação em quem fica. A perda é dura, mas o desamparo me parece pior. Que a colcha simbolize um gesto de amparo e acolhida. Estou muito emocionada com esse processo que vivi com as alunas, acabei me aproximando mais delas e também ampliei minha rede com as TOs do sul e senti que somos uma comunidade potente. (…)Tudo isso me tem feito pensar em como a TO pode contribuir em situações de grande calamidade e desestruturação emocional tanto por perdas de pessoas queridas como de bens materiais (a casa, os móveis, o objetos de estimação). Não temos espaço para o luto coletivo e temo que as pessoas que estão passando por essa situação tenham seu sofrimento somente medicalizado e psicologizado. A sociedade de consumo transforma o sofrimento em mercadoria. Precisamos construir espaços públicos para falar disso. As pessoas enlutadas por essa situação precisam de espaços coletivos para juntarem seus cacos e também lutar para que haja justiça na responsabilização das autoridades que permitem o funcionamento de estabelecimentos desse tipo. Justiça não é vingança, e a sociedade precisa aprender com isso e evitar novas tragédias desse tipo.
Exatamente, Stella! Espaços coletivos de vida!
Por Ana Rita Trajano
Abraços e mais retalhos para esta linda colcha!
Ana Rita
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Colcha de Retalhos: Terapeutas Ocupacionais do Brasil Unidas!
"Gente, voces não tem noção do Movimento em torno da colcha de retalhos que as meninas da UFSCAR iniciaram, Mariana e Stella e foi se agregando cada vez mais TO de São Paulo e todo canto do Brasil. To emocionada com a força da solidariedade, com a capacidade que o profissional da Terapia Ocupacional tem de criar um movimento de força, união, solidariedade. Capaz de lidar com a dor de forma resiliente, reconfortante, afetuosa, amorosa…voces estão nos dando um bálsamo. Criei até um Album ,pra depois postar mais…ta lindo demais de ver! Muito, muito. Beijo em cada uma, em cada um que foi ai, que não pode e mandou os retalhos…lindo!"
( fonte: facebook de Stella Nicolau )