Parceria com ETEC beneficia pacientes do Instituto de Radiologia

11 votos

Em 11 de dezembro, a Diretoria Executiva e o Grupo de Trabalho de Humanização do InRad – GTH, receberam no Centro de Convenções Rebouças os representantes da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos do Centro Paula Souza, situada no Brás, e os alunos do último ano dos cursos de Design de Interiores e de Modelagem do Vestuário, para apresentação dos projetos de Reforma das Brinquedotecas – novos layouts, e de Acolhimento para as Pacientes do Serviço de Radioterapia – coleção de lenços multiuso.

Esse trabalho é resultado da parceria entre as instituições, através do Grupo de Trabalho de Humanização, e teve como objetivo o desenvolvimento de propostas para melhoria do acolhimento aos pacientes – adultos e crianças – atendidos no Instituto, principalmente, no Serviço de Radioterapia, como forma de proporcionar mais conforto e bem estar durante a permanência na instituição.

Após um estudo detalhado dos espaços destinados às brinquedotecas, os 22 alunos do curso de design propuseram cinco projetos, com sugestões de layouts que levaram em consideração:

  • utilização de artigos de decoração e cores que encantam e estimulem o raciocínio das crianças;
  • uso de materiais reciclados com a finalidade de conscientizar as crianças sobre o cuidado com o meio-ambiente;
  • criação de um ambiente descontraído e alegre para os pequenos pacientes e seus familiares;
  • material de fácil limpeza e manutenção, que evite o acúmulo de resíduos e proliferação de bactérias.

Além do projeto para as Brinquedotecas, a Escola, através dos 20 alunos do curso de Modelagem confeccionou 56 lenços (corte e estampa) e organizaram um desfile para a apresentação dos modelos. As peças foram doadas para as pacientes da Radioterapia, que além de poderem usá-lo de diversas formas, ainda vão ter no seu guarda roupa uma peça única e exclusiva.

A ideia do projeto com a escola técnica partiu da colaboradora Angela Melo, do Serviço Social e integrante do GTH InRad, que tem uma filha egressa daquela instituição e,hoje cursa Química na UNESP de Bauru. Além do riquíssimo trabalho apresentado, a proposta de inserir e estimular os alunos no tema e em ações de “Humanização” foi cumprida, e abriu um espaço de oportunidade para esses jovens, entre 15 e 17 anos, de usarem o conhecimento adquirido na prática, e que essa experiência contribua para o início de suas carreiras.

Segundo o diretor executivo Dr. Fábio Nakandakare Nakamura “o InRad teve muito a ganhar com esta parceria, pois conseguiu levar a uma parcela da população – jovens cidadãos, um pouco do conhecimento sobre Humanização e sua importância no contexto hospitalar, no qual o olhar imparcial e o conceito do acolhimento aos pacientes vai além do atendimento às necessidades que os trouxeram até aqui. Parcerias como essa criam valor para a nossa instituição ao contribuir na formação desses jovens para a sociedade”, finaliza.

Portanto, o Instituto agradece a colaboradora Angela e ao GTH do InRad (Kelly, Vivian, Amélia, Angela, Alcemima, Kênia, Marli, Roberta, Valéria, Vanderléia, Adriana, Luciana, Rosineide, Samira, Gerlane e Sueli) que apoiou a ação, à equipe da ETEC Carlos de Campos: as diretoras Lucimeire Gonzaga Oliveira e Eliane Leite Alcântara Maltes pela iniciativa; às coordenadoras Hebe Mary Varejão e as responsáveis pelos cursos: professoras Aparecida de Lourdes Botega e Luciana Junqueira Ball, e a todos os demais envolvidos na organização das turmas para realização desse projeto.

A equipe do InRad faz um agradecimento especial aos jovens alunos dos cursos de Designer de Interiores e de Modelagem, que entenderam a proposta da Humanização para o Hospital das Clínicas e propuseram-se a fazer algo em prol do Instituto e de seus pacientes, com dedicação e compromisso, e que voluntariamente mobilizaram toda a escola para a arrecadação de brinquedos que foram doados para as brinquedotecas. Desejamos aos jovens cidadãos muito sucesso na vida pessoal e profissional.

Por: Kelly Lacerda e Valéria Souza
CCI e GTH- InRad