Processo formativo de apoiadores da PNH no RN: buscando transformações
Conforme havíamos anunciado no grupo tecendo redes no RN, tentamos transmitir pela sala de eventos da RHS a abertura do tão esperado curso de formação de apoiadores da Política Nacional de Humanização no Rio Grande do Norte, mas não tivemos um bom acesso à internet. Assim, decidimos juntar nossos registros e publicar em post para que fique registrado evento tão marcante para todos que militam no SUS do RN e que não puderam estar presentes; pensamos também ser este um bom modo de receber na RHS os participantes do curso: registrando os primeiros momentos.
Belas canções entoadas em flauta e clarinete por estudantes da escola de música da UFRN anunciaram o tom da alegria do encontro. Em seguida, a mesa composta por representantes das secretarias de saúde do Estado e do município de natal, da UFRN, da PNH e do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva dava as boas vindas aos presentes. Destacamos aqui, trechos das falas de Cipriano Vasconcelos, secretário de saúde do município de Natal e Gustavo Nunes, coordenador da PNH.
Após a mesa de abertura, tivemos o prazer de ouvir Gustavo Nunes com o tema: A função apoio na construção de redes de atenção integral regionalizadas.
"Quando a gente propõe mudanças em coisas que geraram um funcionamento, esse funcionamento também persevera em existir"; "a gente quer articular redes como se elas não existissem, mas elas existem e estão aí: o que a gente não deseja que circule, circula." "De onde partimos e onde chegamos é mais essencial do que para onde vamos", "Entender o que é ser apoiador é fundamental pra gente se constituir nesse espaço não só como força desejante, mas com prudência…" estes são alguns trechos de sua fala que "ordenamos" (segundo a desordem do nosso pensamento) e que vocês poderão conferir no vídeo a seguir:
Enfim, reiteramos o convite feito aos 119 apoiadores para vivenciarem conosco experiências e esperanças, em rede e na rede:
"É fundamental estar em relação com outros coletivos. Um dos dispositivos é a RHS."
Sejam bem-vindos à RHS!
Por Cláudia Matthes
fiquei lembrando do curso de pós em Humanização e da nossa Lúcia Crescente, que tanto costurou em nós junto ao Dário e a Liane.
Muito bom ouvir, construir e desconstruir, mu-danças na forma de seguir encruzilhadas.
São falas como essa que nos dão: ou me dá: "coragem de seguir viagem"!
Beijo no coração de todos
Peju@Ilove-Rede