INALGURAÇÃO DE UPA – UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE MACAUBAS BAHIA

11 votos

INALGURAÇÃO DA UPA – DE MACAUBAS PROJETO ELABORADO POR IARA ROCHA DENTRE OUTROS MUNICIPIOS GUANAMBI, JEQUIE, EUNAPOLIS ALAGOINHAS ETC…

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foi criada para atender todos os casos de urgência e emergência que chegam inclusive os encaminhamentos pelo SAMU 192. É assim que as UPAS desafogam os hospitais e agilizam os atendimentos de todos.

Funcionam sete dias por semana e 24 horas por dia. Sua estrutura conta com vários equipamentos e leitos de observação, dentre outras salas.

Todos os pacientes que procurarem pelo serviço, será atendido. Existem profissionais capacitados para atendê-lo desde a sua chegada à Unidade até o momento da saída, lembrando que a sua permanência não pode exceder 24 horas. Se necessário, o paciente será encaminhado para dar continuidade ao tratamento no local adequado.

Essas unidades atendem a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão alta, febre alta, fraturas, acidentes diversos, infartos, entre outros, evitando que estes pacientes procurem sempre aos prontos socorros dos hospitais.

São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem se implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do serviço de Saúde adequado à situação.

O sucesso da UPA 24h depende não apenas do esforço do Governo Federal, mas de toda a sociedade brasileira. Por isso, o serviço depende de uma gestão unificada com governos Estadual, Municipal e seus respectivos conselhos e secretarias de saúde.

A UPA de Macaúbas fica localizada na Avenida Professor Ático Mota, no Bairro Luís Eduardo Magalhães.