CURSO – ATENÇÃO HUMANIZADA AO RÉCEM NASCIDO.

13 votos

Neste mês de março e de abril no Hospital da Mulher (unidade neonatal) estará acontecendo alguns cursos entre eles o de humanização na unidade neonatal.

  • A Política Nacional de Humanização (criada em 2004) pelo Ministério da Saúde, possui um eixo de atuação na gestão do trabalho e apresenta algumas estratégias que propõem a valorização e o crescimento profissional, a participação dos trabalhadores nos processos de discussão, além de preconizar a gestão participativa e educação permanente aos seus trabalhadores nas unidades de saúde (Dra Sueli).

A equipe multiprofissional do Hospital da Mulher estará elaborando vários cursos para atualizar sua equipe e qualificar o atendimento na Unidade Neonatal (Educação Continuada).

  • Primeiramente será um curso de 02 horas em que será apresentado as palestras:

1. Banho Humanizado;  Procedimentos Humanizados;
2. Cuidados na Manipulação do RN entubado;
3. Humanização no Aleitamento Materno;
4. Importância da redução de ruídos;
5. Hora do Psiu – Quatro horários ao dia (períodos de uma hora) são dedicados para criar um clima de sossego e aconchego para os bebês. As luzes são apagadas e oferecem a sensação  de um ambiente mais  calmo e relaxante.  Neste momento, evita-se realizar qualquer procedimento com o bebê.  Esta é uma  forma de evitar a dor e diminuir o estresse nos bebês e ainda aproximar o contato entre mãe e filho, já que  este tempo é totalmente destinado ao relaxamento.
 

O Curso é composto de 4 módulos iguais e uma prática de sensibilização (dinâmica dos sentidos).

Todas as sextas-feiras as 14:00 horas durante o mês de Março e abril de 2013 no Anfiteatro.
                                                                                                            Participe !