A comunidade “Defesa SUS”

13 votos

    Ontem, a Redehumanizasus criou a comunidade Defesa SUS. Se, por um lado, podemos considerar essa ação como uma homenagem aos 5 anos da Rede, comemorados em 23 de fevereiro último, por outro, temos de ter o reconhecimento de que quem recebeu o presente fomos nós, os usuários do SUS. Não poderiamos receber um presente mais democrático do que este. Utilizando o linguajar SUS, universal e equitativo. Democratico porque conquistamos um canal, um meio de comunicação com uma potência incrível, aberto a toda população que esteja interessada em participar ativamente na gestão e defesa do SUS. Universal, porque poderemos nos comunicar com conselheiros e lideranças de qualquer estado, qualquer cidade do país, desde que esteja cadastrado e deseje participar. Equitativo porque é uma rede de colaboração, que tem como principio o diálogo, o respeito à expressão livre, a escuta sensível, a multiplicidade de visões e a participação de qualquer um.
Assim, todos – Rede, profissionais, conselheiros, ativistas, usuários – todos ganhamos, pois, a participação social é um processo, em permanente construção, que depende de ampla mobilização, comunicação e diálogo da comunidade na busca da garantia dos direitos conquistados constitucionalmente e o controle social no SUS é um dos principais instrumentos para promover a democratização da saúde.
A Defesa do SUS surge pequenina e com um nome provisório, mas temos a certeza, de que logo um crescente número de participantes, escolherá um  nome muito mais significativo.