Equipe do HU/UFGD visita hospital referência para Rede Cegonha

11 votos

Fonte: https://www.ufgd.edu.br/noticias/equipe-do-hu-ufgd-visita-hospital-referencia-para-rede-cegonha

Uma equipe do Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) participou de visita técnica ao Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte, MG. O hospital é considerado referência de modelo de assistência para a Rede Cegonha, política nacional que tem como objetivo promover a qualificação da atenção materno-infantil.

A visita ao hospital mineiro foi mais uma etapa no processo de implantação da Rede Cegonha no HU/UFGD, com o objetivo de conhecer a estrutura física e o modelo de assistência prestado por aqueles profissionais a gestantes, puérperas e bebês.

Participaram da visita cinco profissionais do HU/UFGD: a fisioterapeuta Ângela Rios, coordenadora da equipe multiprofissional; o médico cardiologista José Flávio Sette de Souza, diretor técnico; a engenheira civil Liliane Congro, chefe da seção de Planejamento e Projetos; a assistente social Simara de Souza Elias, chefe do Serviço Social e a enfermeira Jaqueline dos Santos, coordenadora da atenção materno-infantil. A visita também teve a participação de profissionais de Fátima do Sul e do Hospital da Missão Caiuá.

A visita aconteceu no dia 25 de fevereiro, segunda-feira, quando a equipe conheceu estruturas como os quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), Casa da Gestante e a Casa de Parto. Segundo Ângela Rios, o Sofia Feldman possui estrutura física simples e até mesmo improvisada e, como todo hospital que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde), opera sempre dentro da lotação máxima. “Porém, o que percebemos é que o hospital dispõe de uma equipe integrada, que trabalha realmente visando o paciente em primeiro lugar”, destaca.

Segundo ela, o grupo retornou a Dourados bastante motivado a implantar uma mudança de comportando na assistência materno-infantil, a partir da participação intensa em colegiados e inclusão de todos os servidores no conceito da Rede Cegonha.

Além do treinamento da equipe, a implantação da Rede Cegonha também inclui investimentos em estrutura física. Para o HU/UFGD, o governo federal já garantiu a liberação de aproximadamente R$ 900 mil, que serão utilizados na ampliação e reforma da maternidade.