REDE CTH/RJ NA FEIRA DE EXPERIÊNCIAS DO 3º SEMINÁRIO DE HUMANIZAÇÃO DO SUDESTE

15 votos

    Em um esforço conjunto de produção, com o objetivo de dar visibilidade às suas diretrizes e produtos, emerge a construção criativa de um coletivo que, experimentando na prática a cogestão ao longo de 10 anos de existência, ocupa o espaço da feira de experiências de forma colorida e alegre, mas nem por isto menos séria em seus propósitos.

    Fazendo-se presente em seu conjunto, por meio das apoiadoras Andréia Maria Thurler Fontoura (IFF/FIOCRUZ), Eva Machado de Souza (HFSE) e Simone Gonçalves de Carvalho (Saúde do Trabalhador/FIOCRUZ), a CTH/RJ toma como prioritária a sua função de constituir redes quentes intra e extra institucionais no cenário do SUS/RJ. A articulação entre instituições de saúde, redes temáticas do MS e instâncias interfederativas assim foi apresentada:
 

 

    A intricada rede composta de barbantes e lã nas cores laranja e verde da PNH, contendo o nome de todas as instituições de saúde participantes da CTH/RJ, bem como as redes temáticas do MS já articuladas, como nós da rede, abriam no espaço uma possibilidade de adentrar na rede, caminhando por ela, pondo em evidência a delicadeza, o esforço e a dificuldade da tarefa. Coisa que o Coordenador Nacional da PNH, Gustavo Nunes, experimentou na pele:

 

 

    No meio da ação, era dada a oportunidade para que os visitantes escolhessem um dos nós, quando então as apoiadoras dialogavam sobre os movimentos existentes no nó escolhido, como faz Simone, de verde, na foto abaixo.

 

 

 

 

    No final da feira, como agradecimento aos visitantes, foram sorteados livros sobre o Projeto de Comunicação de Notícias Difíceis (INCA) e outro contendo poesias de trabalhadores e usuários (IFF/FIOCRUZ).
Algumas das poesias deste último livro estavam expostas em um varal, circundando a rede.

    A experiência de transformação da Atenção e da Gestão seguindo os princípios, diretrizes e dispositivos da PNH, desencadeada, a partir da CTH/RJ, no IFF/FIOCRUZ foi apresentada em um folder, afixado ao lado da rede, e explicada aos visitantes pela apoiadora Andreia (de branco na foto abaixo):

 

 


 

    Demonstrando que vestem a camisa da PNH, um varal com elas circundava a rede. Afixadas nas camisas, fotos referentes ao Curso de Apoiadores da PNH no RJ, ocorrido em 2011, demanda da CTH, e da visita da Rede Cegonha ao Hospital Federal dos Servidores, articulada pela CTH/RJ, entre outras, coisas que a apoiadora Eva, de verde na foto abaixo, conversava com os visitantes.

 

 

 

    Show de criatividade, aliás tônica de todos os coletivos de todas as regionais presentes, a que a Coordenadora Leda Amar Aquino e os consultores Miguel Maia, Luana Siveira e Christianny Brambila, todos do Coletivo Sudeste II, assistiram embevecidos e agradecidos.

   Parabéns a todos nós!