Maternidade Evangelina Rosa inaugura sala de apoio à amamentação

12 votos

No Dia Internacional da Mulher, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) presenteia as piauienses com mais um espaço para a promoção do aleitamento materno. Foi inaugurada nesta sexta-feira (08) uma sala de apoio à amamentação, que servirá como suporte do Banco de Leite às mães que estão com seus bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), além das funcionárias lactantes. É a primeira sala instalada em uma unidade de saúde no Piauí.

A sala é um espaço dentro da maternidade onde a mulher, com conforto, privacidade e segurança, poderá esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao bebê. Esse leite é mantido em um freezer a uma temperatura controlada, com uma etiqueta identificando o nome da mãe, a data e a hora da coleta. No caso dos bebês internados, o leite é oferecido de acordo com a dieta estabelecida pela UTI. Já as funcionárias poderão levar seu leite para casa de forma que ele seja oferecido ao filho na sua ausência.  Esta é uma maneira de apoiá-las na continuidade do aleitamento materno após a licença maternidade.

Essa iniciativa segue uma tendência do Ministério da Saúde, que planeja ampliar o número de salas de apoio à amamentação em todo o país, tanto nos serviços de saúde, quanto em empresas com grande número de funcionários.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Vanessa Paz, a sala de apoio terá a função de estimular a produção láctea das mães que estão afastadas de seus bebês por motivo de internação e também será um suporte para as servidoras que estão amamentando. “A sala fica próxima às unidades de cuidados intensivos neonatais. Assim, as mães podem ficar próximas aos seus filhos, ao mesmo tempo em que retiram leite para alimentá-los”, explica Vanessa.

O serviço prestado pelo Banco de Leite já conferiu à Maternidade Dona Evangelina Rosa o  Título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo UNICEF. É um reconhecimento pela dedicação e empenho dos recursos humanos da instituição no incentivo ao aleitamento materno. O Banco de Leite da MDER é referência em aleitamento na América Latina.

Dia da Mulher

A inauguração da sala de apoio à amamentação faz parte de um cronograma de atividades preparado pela Maternidade Dona Evangelina Rosa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Foi realizada, ainda, uma missa em ação de graças, seguida de um almoço festivo. Houve, também, um dia de beleza reservado às funcionárias, pacientes e acompanhantes. “Parabenizo todas as mulheres, tanto as nossas usuárias, quanto as nossas funcionárias, por esse dia tão especial que é o Dia das Mulher", declarou o Diretor Geral da MDER, Francisco Martins.

Carol Durães
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Assessoria de Comunicação
www.saude.pi.gov.br
(86) 3216-3610 / 8802-9604 / 8851-2074
Foto: Banco de imagens