Hospital de Base de Brasília adota a visita aberta

12 votos

"Antes existia uma barreira entre os pacientes e os trabalhadores do hospital. Agora, sinto que alguma coisa mudou".

A frase, dita pela familiar de um paciente à consultora HumanizaSUS Beth Mori, resume o espírito da “abertura oficial” da Visita Aberta e Direito a Acompanhante em diversos setores do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).

O dispositivo da Política Nacional de Humanização, que vem sendo implantado gradualmente desde o início deste ano, começou a beneficiar com maior abrangência o público do Hospital de Base neste domingo (11), quando a unidade, uma das principais referências do SUS na região, abriu as portas à comunidade com horário de visitação ampliado.

Além do Pronto Socorro, que já oferece visitas diárias das 11 às 17 horas, as clínicas de internação do HBDF passam agora a estar abertas à comunidade para visitas das 11 às 17 horas; a UTI, das 15 às 17 horas; a Neurocirurgia, das 13h às 17 horas; e o serviço de Psiquiatria, das 15 às 16 horas – todos diariamente.

Cada paciente terá direito a receber até 5 acompanhantes – um por vez – que receberão na entrada do hospital material explicativo sobre a importância da rede social de cada paciente no processo de tratamento, assim como sobre os horários e cuidados a serem observados durante as visitas.

Primeira impressão – Os bons efeitos da ampliação e racionalização das visitas foram sentidos já no primeiro dia de funcionamento do dispositivo. O Hospital de Base, que conta com 570 leitos e até então concentrava as visitas (até dois acompanhantes) em apenas duas horas diárias, teve movimento intenso no domingo, mas num fluxo considerado tranqüilo pela equipe da unidade.

 “Estávamos preparados para uma verdadeira enxurrada de visitantes no primeiro dia, mas conseguimos administrar com tranqüilidade”, explica a psicóloga Josiane Souza, uma das apoiadoras da Política Nacional de Humanização no HBDF, que destacou o envolvimento dos profissionais do hospital como fator essencial na implantação do dispositivo.

“A equipe está muito envolvida, os profissionais do hospital superaram algumas resistências e compraram a idéia, fizeram plantão na portaria e nos andares para organizar o fluxo e orientar os visitantes, enfim, vestiram a camisa”, conta a apoiadora.

“Os acompanhantes foram incluídos no processo de cuidado, vi a equipe de enfermagem coesa, trabalhando com afinco e com um grande sorriso nos lábios. Foi pura alegria, satisfação, enfim, aquilo que falamos na Política Nacional de Humanização: trabalho com sentido”, resume a consultora HumanizaSUS Beth Mori, que atua na regional centro-oeste.

O próximo passo é acompanhar o andamento da Visita Aberta em cada um dos setores do HBDF através de protocolos individuais, o que servirá para avaliar o que deve continuar e o que pode ser melhorado. A perspectiva é de, em breve, ampliar o horário de visitação no setor de Psiquiatria e na UTI do Hospital de Base.