HUT recebe apoio de programa do Ministério da Saúde

9 votos

O secretário municipal de Saúde, Noé Fortes, recebeu na manhã de hoje (20), representantes do Ministério da Saúde para discutir a inclusão do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) no Programa SOS Emergências, que tem como objetivo promover melhorias no atendimento dos serviços de urgência e emergência em todo o país.

Em pouco mais de um ano o SOS Emergências, programa do Governo Federal, mudou a realidade de 12 hospitais de urgência e emergência brasileiros. E, agora, vai contemplar o Hospital de Urgências da capital piauiense.

De acordo com coordenadora nacional do SOS Emergências do Ministério da Saúde, Ana Augusta Coutinho, o programa é uma ação estratégica tripartite firmada entre gestores, tanto do município, como do Estado. “A intenção é unir esforços e buscar soluções para os problemas identificados”, pontuou a coordenadora.

A coordenadora afirmou também que muito ainda precisa ser feito, mas algumas mudanças vêm sendo identificadas no que diz respeito à redução da superlotação dos hospitais, tempo de espera e assistência à população. “A solução vem em rede. Fortalecendo a atenção básica, a atenção domiciliar, as unidades de pronto atendimento, enfim, a tendência é desafogar esses hospitais. E é esse o objetivo com o HUT em Teresina”, ressaltou.

Além da reunião, está programada para a tarde de hoje (20), a partir das 14h, uma visita às dependências do Hospital de Urgências de Teresina. O secretário municipal de Saúde, assim como os presidentes das Fundações Municipal e Hospitalar e ainda representantes da Secretaria Estadual de Saúde devem acompanhar a visita da representante do Ministério da Saúde ao HUT.

SOS Emergências

O SOS Emergências é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com estados e municípios e os gestores hospitalares que visa promover o enfrentamento dos principais problemas dos 12 hospitais que integram a rede, qualificando a gestão, ampliando o acesso aos usuários em situações de urgência, e, garantindo atendimento ágil e humanizado nos hospitais que atendem pelo SUS. A ação quer melhorar o atendimento nos serviços de urgência.

A iniciativa funciona de forma articulada com os demais serviços de urgência e emergência que compõem a Rede Saúde Toda Hora como o Samu, Unidades de Pronto Atendimento (Upas 24h), Salas de Estabilização, serviços da Atenção Básica e Melhor em Casa.

Os 12 hospitais de grande porte que fazem parte da iniciativa estão localizados em Goiânia (GO); Ananindeua (PA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Salvador (BA); Brasília (DF); São Paulo (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); e Porto Alegre (RS). Todos os hospitais selecionados são referências regionais, possuem pronto-socorro e realizam grande número de internações e atendimentos ambulatoriais.

Investimentos

Cada um dos hospitais, dentro de suas especificações, poderá receber anualmente R$ 3,6 milhões do Ministério da Saúde para custear a ampliação e qualificação da assistência da emergência. Também poderão receber individualmente até R$ 3 milhões para aquisição de equipamentos e realização de obras e reformas na área física do pronto-socorro, conforme necessidade e aprovação de proposta encaminhada ao Ministério da Saúde.

A unidade poderá, ainda, apresentar projetos para a criação de novos leitos de retaguarda e a qualificação (aquisição de novos equipamentos, por exemplo) para os leitos já existentes. São considerados leitos de retaguardas: enfermarias de leitos clínicos, enfermarias de leitos de longa permanência, unidades de terapia intensiva, unidades coronarianas e unidades de atenção ao acidente vascular cerebral.