“Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS” é tema de Simpósio

14 votos

Estão abertas as inscrições para o simpósio nacional “Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS”, que acontecerá entre os dias 26 e 27 de março, nos auditórios 11 e 13, do Pavilhão João Lyra Filho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento marca o lançamento da Convocatória para relato de experiências de apoio e Mapeamento da atuação dos apoiadores. O simpósio é aberto ao público. Para receber certificado, é necessário fazer a sua inscrição, clicando neste  link

Essa é mais uma importante etapa da pesquisa intitulada: “Áreas programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, uma parceria do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS) em parceria com o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES/SAS/MS).

O objetivo da pesquisa é conhecer melhor o trabalho do apoio nas regiões do Brasil e suas relações com a garantia do direito humano à saúde e democratização das relações institucionais no âmbito do SUS.
PROGRAMAÇÃO

Durante o Simpósio no final de março, vão ocorrer mesas redondas sobre os percursos teóricos, conceituais e metodológicos de construção da pesquisa; sobre implicações e efeitos das áreas programáticas estratégicas e gestão de redes integradas no cotidiano dos apoiadores; e ainda sobre as relações entre universidade e serviços para formação para o SUS.

O Simpósio conta com a participação do coordenador da Política Nacional de Humanização Gustavo Nunes de Oliveira e do diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Dário Pasche, além de outros representantes de  áreas técnicas do DAPES,   pesquisadores do Lappis e de todos os envolvidos com a pesquisa.

A Ágora “O ‘modo de fazer’ apoio institucional: noções fundantes e perspectivas” será mediada pelo coordenador da Política Nacional de Humanização, Gustavo Nunes de Oliveira. Na manhã da quarta-feira, dia 27, acontece o lançamento da Convocatória para relato de experiências de apoio e Mapeamento (questionário / cadastro) da atuação dos apoiadores, dispositivos que pretendem, respectivamente, socializar essas experiências de apoio em instituições de saúde, através de suas narrativas, e conhecer quem são esses atores.

A expectativa é de que 6000 formulários sejam preenchidos na Convocatória, para que 10 experiências – duas de cada região do país – sejam selecionadas e recebam a visita e o acompanhamento de pesquisadores envolvidos na pesquisa. Essa pesquisa do Lappis tem o apoio da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde.

Confira programação completa clicando neste link. 

SERVIÇO:
Simpósio Nacional Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS
Data: 26 e 27/03/2013
Local: Auditórios 11 e 13, Pavilhão João Lyra Filho, 1º andar, Bloco F, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Organização: LAPPIS/IMS e DAPES/MS
Todas as informações no portal Lappis: https://www.lappis.org.br/site/