Turma de Residentes da Residência Multiprofissional da UFSM 2013

11 votos

Hoje foi o segundo dia da Turma da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria/RS, 2013!

Estivemos reunidos para a temática de Formação e PNH, a partir da inclusão dos diferentes atores nos modos de atenção e gestão do SUS, abordando referenciais importantes para o compartilhamento do cuidado, apostando na co-gestão, fortalecimento dos coletivos, mudança na formação, produção de bons encontros, ativando protagonismos, conversando sobre saúde coletiva, vínculo e composição com o outro, produção de comum, gestão de conflitos, cuidado de si, afetos e relação de confiança… (autores dos referenciais da PNH, Foucault, Deleuze, Spinoza)

A RHS foi apresentada brevemente aos residentes, como forma de continuarmos as conversas nessa roda virtual ampliada, com experiências do SUS que dá certo espalhadas pelo Brasil. Alguns devem chegar em breve aqui…

Contamos com a presença da Profa. Dra. Venice, que trouxe também referenciais apaixonantes, Maturana, Boa Ventura Santos, Morin e outros, para falar sobre formação acadêmica (ela chegará em breve e poderá contar mais…); e, do sempre parceiro, o psicólogo, apoiador institucional da PNH e Mestre em Educação, Douglas, do CAPS AD Cia do Recomeço/Santa Maria e docente da FISMA, que introduziu as diretrizes e dispositivos a partir do campo da Saúde Mental e já utiliza a RHS em muitas de suas aulas (seus alunos fazem parte deste coletivo!), como um dispositivo para mudança na formação, conhecimento/fortalecimento/defesa do SUS, em experimentação nessas rodas virtuais, que são muito bacanas e sentidas sua potência a cada turma que chega…

A frente de todo este movimento, a Professora Enfa. Dra. Vânia Olivo, coordenadora da Residência Multiprofissional da UFSM, uma pessoa militante e visionária do campo da saúde coletiva!