Seminário Norte de Humanização em Manaus

13 votos

Atividade reúne trabalhadores, gestores e usuários do SUS dos sete estados da região norte do Brasil 

 

150 profissionais de saúde de todos os estados da região norte do Brasil estarão reunidos na próxima semana, em Manaus – AM, para discutir as ações de humanização do SUS. O Seminário Norte de Humanização vai agregar representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde,  trabalhadores, movimentos sociais, usuários do SUS, apoiadores das redes temáticas.  

O evento é importante para fortalecer a humanização nos serviços de saúde da região norte, bem como dar oportunidade para que os usuários e movimentos sociais participem das discussões em saúde. A programação do seminário conta com uma mesa de debates e rodas de conversa em torno de quatro diferentes temas: formação, produção de redes, áreas estratégicas e participação cidadã em saúde. O evento faz parte de uma série de seminários regionais que a PNH vem desenvolvendo desde o fim do ano passado para  mapear o panorama da humanização nos diferentes estados brasileiros. As cidades de Natal – RN e Vila Velha – ES foram sede dos seminários nordeste e sudeste, respectivamente. 

A atividade acontece nos dias 20 e 21 de março no Hotel Taj Mahal a partir das 09h, e é realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

O coordenador nacional da PNH espera que os eventos regionais contribuam para a  construção coletiva das pautas importantes para o  Seminário Nacional de Humanização, previsto para o segundo semestre de 2013.  “Os eventos regionais possibilitam a construção da agenda estratégica da Política de Humanização para o SUS”, finalizou. Haverá transmissão online pela Sala de Eventos da Rede HumanizaSUS redehumanizasus.net .

 

 

Serviço

Seminário norte de humanização do SUS

Data:  20 e 21 de março de 2013

Local: Taj Mahal Continental Hotel Av. Getúlio Vargas, 741 – Centro, Manaus/AM.

Programação:

 

20.03.2013

09:00 –  Abertura

Coordenador da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde – Gustavo Nunes de Oliveira; Coordenadora do Coletivo Norte de Humanização – Alexsandra Souza; SES e SMS Manaus.

 

10:00 – Mesa redonda

Tema: Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação do Profissional de Saúde – Roseni Pinheiro – Coordenadora do Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde 

Tema: Interface da PNH com as demais políticas e redes temáticas do MS – pensando a PNH como política pública e sua inserção no SUS – Gustavo Nunes de Oliveira – Coordenador da PNH. 

Tema:  Educação Popular em Saúde Reginaldo Alves das Chagas – Coord. Geral de Apoio à Educação Popular e a Mobilização Social  – Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Ministério da Saúde). 

 

20.03

14:00  – Rodas de conversa

Eixo 1: PNH e formação em saúde: possibilidades no atual contexto do SUS regional.

Eixo 2:  A contribuição da PNH e a produção de saúde em rede.

Eixo 3: Humanização e áreas estratégicas de Atenção: ações singulares e potência das transversalizações.

Eixo 4: Participação cidadã em saúde: usuários e redes/movimentos sociais no cotidiano da produção de saúde.

 

21.03

09:00 – Rodas de conversa – segunda etapa

Eixo 1: PNH e formação em saúde: possibilidades no atual contexto do SUS regional.

Eixo 2:  A contribuição da PNH e a produção de saúde em rede.

Eixo 3: Humanização e áreas estratégicas de Atenção: ações singulares e potência das transversalizações.

Eixo 4: Participação cidadã em saúde: usuários e redes/movimentos sociais no cotidiano da produção de saúde.

14:00

Plenária Final para compartilhamento das discussões, avaliação e encerramento