GIPH- Fórum de Humanização de Minas Gerais reúne para discutir ações no Estado

13 votos

O GIPH- Fórum de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais reuniu-se nesta terça-feira, dia 12/03/13, no Auditório da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, para discutir a sensibilização na PNH aos novos gestores e a diretriz valorização do trabalho e do trabalhador. O encontro contou com a presença de vários representantes das regionais de saúde, hospitais, secretarias municipais e conselho de saúde, com o intuito de fortalecer a Política Estadual de Humanização, por se tratar de um espaço de deliberação e troca de conhecimentos.  Durante o encontro, houve a discussão e o depoimento das referências da humanização, sobre as ações de sensibilização aos novos gestores municipais, proposta pactuada nas últimas reuniões de 2012. As referências compartilharam suas experiências e relataram o andamento de seus trabalhos em suas regionais, muitos atingiram o objetivo de sensibilização dos gestores e  obtiveram apoio, podendo dar continuidade as ações em Humanização, algumas dessas ações foram:

 Apresentação da PNH nos espaços de discussão das regionais:
• Nas reuniões da CIR, COSEMS
 Realização de Seminário de Humanização Regional.

Também foram levantadas as dificuldades que algumas regionais tiveram como, interesse do gestor por ações que transferem recursos ao fundo municipal de saúde; mudança de referência técnica da humanização na regional, como outras. Ocorreu também  debate amplo sobre a relação dos acadêmicos (as) com os usuários (as) e trabalhadores do SUS e de como a PNH pode contribuir nessa relação.
Na oportunidade, foi apresentada pela psicóloga e apoiadora da PNH, Noriene Teodoro Sartori, as experiências exitosas de humanização no Hospital e Maternidade de Contagem (HMMC).  Dentre as várias experiências, destacamos o “ Grupo  de  Acolhimento  ao Trabalhador “ e  o    “ vídeo de intervenção  com os trabalhadores  do HMMC”,  projetos que visam a reflexão  dos trabalhadores sobre sua trajetória e escolha profissional, o sentido do trabalho, seu papel, seu valor  à instituição e à população  do  município. Após apresentação os participantes do GIPH, foram convidados a refletir, em pequenas rodas, sobre as seguintes questões: A valorização do trabalhador passa pela formação de coletivos? Que aspectos dificultam sua constituição? E quais os aspectos que envolvem a valorização do trabalhador?
Ao final do encontro, após os vários debates realizados, apresentou-se aos integrantes do GIPH uma questão para reflexão: Nós, enquanto apoiadores da humanização no Estado, de que maneira podemos contribuir para essa valorização? Esta reflexão disparou algumas proposições como, instalar dispositivos que permitam a circulação da palavra e a tomada de decisões de forma mais participativa.
O GIPH foi criado em 2001 com o objetivo de implementar, coletivamente, a Política de Humanização no Estado, estimulando o protagonismo de todas as pessoas envolvidas e  favorecendo a articulação e organização em Rede.

Por: Equipe de Humanização SES/MG