Boas Novas: fortalecimento da assistência religiosa nas unidades hospitalares baianas
Na última quinta-feira, dia 14, o Conselho Estadual de Saúde (CES) aprovou a PORTARIA nº 2/2013, que ”regulamenta a assistência religiosa nas unidades da Rede Própria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB”.
O documento em questão chega para fortalecer princípios constitucionais atinentes à liberdade de consciência e de crença, assegurando que os usuários e seus familiares tenham acesso às liturgias e cultos de suas religiões na própria unidade hospitalar.
A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DO) do dia 16/03/2013 e está disponível no link: https://www.saude.ba.gov.br/images/Arquivos/Cidadao_Usuario/MINUTA_ASSISTENCIA_RELIGIOSA.pdf.
Vale a leitura! Vale a divulgação!
Raoni Rodrigues
Fisioterapeuta (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública), Especialista em Saúde Pública, Acadêmico de Direito, Estatutário pela SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), consultor de projetos para o Terceiro Setor.
Por Shirley Monteiro
Raoni,
A Sesab e a Bahia trazem com esta ação, um grande avanço democrático para nosso Estado laico, e ao mesmo tempo a sensibilidade de inclusão do pluralismo religioso da população brasileira, no que refere-se a importância da temática da espiritualidade e saúde.
Muito legal o Artigo 4º inclusive, que ressalta o direito do usuário que não quiser a presença de manifestações religiosas em torno de si, durante a hospitalização.
Além disso um espaço multireligioso em unidades de saúde, é bem mais justo e democrático que as habituais capelas, e o exemplo deveria ser seguido por todos os estados brasileiros.
Quando penso nas Comunidades "terapêuticas" em sua maioria evangélicas, entrando na Rede de Atenção Psicossocial, me aperta o coração; pois como deverá sentir-se um usuário budista, ou umbandista, ou mesmo espírita, tolido em sua liberdade de expressão e crença ?
Um grande abraço, de Parabéns ao SUS Baiano.
Shirley Monteiro.