O poder na sua mão

16 votos

 

INTRODUÇÃO

Essa intervenção foi fruto da experiência vivida pelos acadêmicos Bernardo Siqueira, Marcela Mariz, Mayra Moreira e Suyana Meneses durante as 7 semanas do estágio de Saúde Coletiva da UFRN na UBS de Vila São José em Macaíba/RN, que teve a preceptoria da enfermeira Gracemane e do médico Jailton além da tutoria de Vilani.
O tema escolhido foi Câncer de Mama devido à relevância dessa patologia na população, já que, segundo dados do INCA, é o segundo tipo de câncer mais comum no sexo feminino, teve uma incidência de mais de 50.000 novos casos em 2012 no Brasil, sendo responsável por mais de 12.000 mortes no mesmo ano e apresenta uma taxa de sobrevida de 61% em 5 anos, ou seja, de cada 100 mulheres diagnosticadas hoje, 39 estarão mortas em 5 anos.
Ademais, após realização de visitas domiciliares e de uma roda temática sobre Câncer de Mama, foi observado que as usuárias desconhecem a gravidade do câncer de mama de forma que não se preocupam com a saúde das mamas.
O objetivo dessa intervenção foi dar o passo inicial para a criação de uma cultura de cuidados com a saúde das mamas por parte da população contribuindo para detecção precoce do câncer de mama.

METODOLOGIA

Os agentes de saúde da UBS foram escolhidos para serem submetidos a uma capacitação sobre rastreio do Câncer de Mama já que estão em contato com a população de forma contínua cabendo a eles o papel de principais incentivadores e disseminadores da cultura de cuidados com a mama.

A capacitação teve como foco principal o reconhecimento dos fatores de risco e indicações de mamografia. Foi utilizada a mão direita como elemento fundamental para que eles lembrem o que foi ensinado durante a capacitação e possam realizar o rastreio de forma eficaz. Dessa forma, apenas com a mão eles podem lembrar que:

(1) os 5 dedos representam a idade de 50 anos, na qual todas as pacientes devem fazer mamografia no máximo de 2 em 2 anos;

(2) o número três formado pelas linhas da mão mais os cinco dedos ao fundo, representam a idade de 35 anos, na qual as pacientes com qualquer fator de risco também devem fazer mamografia anualmente.


 
(3) os 5 dedos também representam os 5 fatores de risco que eles devem identificar e indicar que a pacientes procure o médico da UBS:
1 – história familiar (1º grau) de câncer de mama nas 2 mamas
2 – história familiar (1º grau) de câncer de ovário
3 – história familiar (1º grau) de câncer de mama com menos de 50 anos
4 – história familiar (1º grau) de câncer de mama masculino
5 – pacientes que tiveram qualquer lesão anterior na mama

Além disso, foi elaborada uma ficha de controle para ser anexada nos prontuários na qual encontram-se informações como os fatores de risco de cada paciente e as mamografias realizadas.

RESULTADOS

Como se sabe, a cultura e a educação são resultados de um processo demorado, que leva anos. Dessa forma, espera-se que os resultados dessa intervenção sejam colhidos continuamente ao longo dos próximos anos, através do aumento do número de pacientes que façam o rastreio de forma adequada.