Apoio no SUS é tema de Simpósio

12 votos

 

Falta apenas um dia para o Simpósio Nacional “Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS”. O evento para lançamento da Convocatória para relato de experiências de apoio e Mapeamento da atuação dos apoiadores terá início na terça-feira, às 9h, com uma mesa-redonda coordenada por Dário Pasche (DAPES-MS) e exposições de Roseni Pinheiro (Lappis/IMS/UERJ), Fabio Hebert da Silva (Lappis/PSI/UFF-Campos-RJ) e Francini Guizardi (Lappis/EPSJV-Fiocruz). As inscrições ainda poderão ser feitas ao longo de todo o dia de hoje, véspera do Simpósio, no site do Lappis. Clique aqui.

Durante dois dias, terça e quarta-feira, os auditórios 11 e 13 do Pavilhão João Lyra Filho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vão receber gestores, pesquisadores e apoiadores de todas as regiões do país para diversas mesas-redondas sobre os percursos teóricos, conceituais e metodológicos de construção da pesquisa; implicações e efeitos das áreas programáticas estratégicas e gestão de redes integradas no cotidiano dos apoiadores; e ainda as relações entre universidade e serviços para formação para o SUS.

Na manhã da quarta-feira, dia 27, acontece o lançamento da Convocatória para relato de experiências de apoio e Mapeamento (questionário / cadastro) da atuação dos apoiadores, dispositivos que pretendem, respectivamente, socializar essas experiências de apoio em instituições de saúde, através de suas narrativas, e conhecer quem são esses atores.
Uma Ágora intitulada: “O ‘modo de fazer’ Apoio Institucional: noções fundantes e perspectivas transdisciplinares”, mediada pelo coordenador da Política Nacional de Humanização, Gustavo Nunes Oliveira, encerra o Simpósio, na quarta-feira à tarde.

Confira a programação completa clicando aqui.

A PESQUISA EM RETROSPECTIVA

O Simpósio desta semana semana é mais uma importante etapa da pesquisa intitulada: “Áreas programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, uma parceria do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis) com o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES/SAS/MS), que tem como objetivo  conhecer melhor o trabalho do apoio nas regiões do Brasil e suas relações com a garantia do direito humano à saúde e democratização das relações institucionais no âmbito do SUS.

A Pesquisa vem sendo construída coletivamente. Desde outubro do ano passado, o Lappis e o DAPES promoveram uma série de oficinas e encontros que ajudaram a trilhar os caminhos e propiciaram uma reflexão instigante sobre os eixos analíticos da Pesquisa e os desafios e potencialidades da função apoio para o SUS.

Em outubro, os pesquisadores reuniram-se no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro, com apoiadores de Rio Branco (AC), Salvador (BA), Campinas (SP), Vitória (ES), Juazeiro (BA), Cariacica (ES) e Palmeira das Missões (RS) que compartilharam experiências sobre o cotidiano da função apoio em seus respectivos territórios.

Essa Oficina desdobrou-se em um segundo momento, ainda em outubro, para operacionalização do plano de trabalho do projeto e integração do Lappis com o DAPES e coordenadores das áreas implicadas pelo Projeto Ações Estratégicas para o Fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde no SUS. Gustavo Nunes, da PNH, participou desse encontro e fez questão de ressaltar a importância do papel do apoiador e da Pesquisa para as políticas de humanização.

“Onde houver processos mais verticalizados e falta de aposta na autonomia das pessoas, nós vamos ter banalização do sofrimento”, disse Gustavo, na ocasião. “Essas oficinas trazem uma potência enorme para que a gente tenha sucesso na convocatória pra essa pesquisa de trazer experiências efetivamente plurais”.

Além do coordenador da PNH, participaram dessa segunda oficina, outros representantes do Ministério da Saúde como Vera Mendes (Coordenador de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência), Taciane Monteiro (da Coordenadoria de Saúde Mental) e Gilvani Grangeiro (da Coordenadoria de Saúde Infantil).

Ao reunir pesquisadores e especialistas de diferentes instituições, assim como estabelecer parcerias institucionais voltadas para a pesquisa, ensino e extensão, o Lappis reforça o compromisso de pensar a saúde, fortalecendo assim a rede de produção de conhecimento sobre direito à saúde que já se firma com um calendário de ações para os próximos anos.

A agenda de oficinas metodológicas do Lappis continuou ainda em novembro, entre os dias 16 e 18. Dessa vez, o encontro contou com a participação do pesquisador Paulo Henrique Martins, presidente da Associação Latinoamericana de Sociologia (ALAS). Durante todo o encontro, os pesquisadores discutiram noções de mobilização em rede e construção do coletivo,  cidadania e movimentos sociais, mediação e participação.

O ponto de partida foi a leitura do texto "Redes Sociales: un nuevo paradigma en el horizonte sociologico", de autoria de Paulo Henrique Martins. Para a coordenadora do Lappis e coordenadora geral da Pesquisa, Roseni Pinheiro, a oficina permitiu pensar as redes de saúde diante de uma perspectiva de combate à mercantilização crescente. "E ainda analisar como isso influencia ou mesmo atravessa as práticas do apoio institucional e como repercute na forma como as redes de serviço de saúde se organizam", completou.

Em janeiro, uma quarta oficina de construção coletiva da pesquisa reuniu mais de 30 participantes do Brasil inteiro para os últimos testes e ajustes em torno da elaboração da Convocatória. “O nosso grande desafio até aqui foi compor essa etapa como um processo de construção coletiva”, disse Fábio Hebert, pesquisador do Lappis e coordenador do eixo “Convocatória” da Pesquisa, finalizando com um convite ao Simpósio da próxima semana. “Este Simpóio é o momento onde vai ser possível fazer uma apresentação que seja, ao mesmo tempo, uma validação desse processo de construção coletiva até agora. A ideia é a gente poder publicizar e compartilhar esse momento em que a gente vem tentando pensar o apoio”.

SERVIÇO

Simpósio Nacional Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS
Data:
26 e 27/03/2013
Local: Auditórios 11 e 13, Pavilhão João Lyra Filho, 1º andar, Bloco F, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Organização: LAPPIS/IMS e DAPES/MS
Todas as informações no portal Lappis: www.lappis.org.br