MÉTODO CANGURU

12 votos

MÉTODO CANGURU

Maternidade é a terceira no país a receber certificação 

POR: REBECA LOPES / ASCOM/SESAU      

      O Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) foi certificado na manhã desta segunda-feira, pelo Ministério da Saúde como referência no Método Canguru em Roraima. Com isso, torna-se a terceira maternidade no país a receber o reconhecimento.

       A entrega do certificado e da placa ao governador José de Anchieta aconteceu durante o Devocional do Executivo, pela consultora da área técnica de Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, Zeni Lamy. Acompanharam a solenidade o secretário estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos, servidores e autoridades.

       O método é um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele precoce, entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. A proposta é contribuir na recuperação do bebê que fica internado na UTI Neonatal, além de fortalecer a relação afetiva com os pais. Os resultados têm sido excelentes.

       Idealizada na Colômbia em 1979, a posição canguru foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como política fundamental de atenção ao recém-nascido prematuro. Roraima começou a aplicar a metodologia há 10 anos, mas nos últimos quatro anos que efetivamente foi implementada e fortalecida, através de capacitações e avaliações.

       Tanto o secretário Estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos, como a diretora-geral do HMI, Ana Carolina Brito e a consultora Zani Lamy, destacaram importância do título, da metodologia e da participação dos servidores na conquista da certificação.

    Segundo Vasconcelos, a única maternidade pública do Estado receber o reconhecimento de iniciativas que beneficiam mãe e bebê respalda que às políticas de saúde estão no caminho certo. “Temos apoiado todas as iniciativas que resultem na satisfação dos nossos usuários, e queremos parabenizar o trabalho dos servidores, que são os verdadeiros ganhadores desse título”, disse.

     Emocionada, a diretora Ana Carolina Brito comentou que ao longo dos últimos quatro anos, a metodologia foi implementada e avaliada por tutores do método para conseguir a certificação. A partir de agora, a maternidade também passa a ter missões. “Como a de capacitar os municípios e hospitais particulares”, informou.

A a consultora Zani Lamy, o governador José de Anchieta, diretora Ana Carolina Brito.
 
DADOS – O HMI registrou aumento de 5,76% de nascimentos, comparando os dois últimos anos. No ano passado, o número de partos foi 8.502, contra 8.012 no ano de 2011. Quanto aos números de recém-nascidos de baixo peso internados na UTI Neonatal e atendidos pelo Método Canguru em 2012, a unidade registrou 762. O peso do bebê abaixo de 1.500g é classificado como muito baixo. De 1.500 a 2.499g, como baixo peso e acima de 2.500g tem peso adequado.