“Com e junto” na dimensão do cuidado

13 votos

 

Onde existe a palavra COM existe trabalho coletivo, existe socialização e amizade. Mentalizemos que as vezes, na prática dos nossos processos de trabalho, a gente está assim: de costas uns para os outros. No plano das idéias e até no desejo de fazer a gente está de mãos dadas. Mas só que, em muitos casos, a gente está fazendo de costas.

Imaginemos uma repartição qualquer dos setores de saúde e educação: as pessoas estão perto umas das outras, apertadas numa mesma sala, sufocadas pelos mesmos afazeres burocráticos. Muitas vezes, as tarefas que uma executa estão diretamente ligadas aos afazeres da pessoa que está no birô ao lado, só que o cotidiano – ah, o cotidiano, a rotina, o estresse! – faz com que estas pessoas, no sentido do trabalho, na relação e no convívio estejam de costas.

Como que nestes e em outros casos a gente pode alavancar a atitude da fazer juntos? Como a educação permanente pode construir mudanças de postura e de perfil em nossos processos de trabalho?

Como fazer uso das metodologias e tecnologias leves que a educação popular sugere?

Necessariamente, toda mudança significativa passa pelo desejo de querer mudar e pelo reconhecimento de que “algo de novo precisa ser pensado e colocado em prática”. Esse “algo de novo” muitas vezes siginifica recuperar valores que nos levam a fazer um caminho de volta – ir ao encontro – aos nossos ancestrais: ser mais solidário, ser mais cooperativo, ser mais desprendido, adicionando estes aos valores mais emergentes do nosso tempo: ser mais participativo, ser mais coletivo, ser mais comunicativo, ser mais proativo; buscando ser ético e justo. Desta forma, a saúde dos encontros, dos ambientes e processos de trabalho são sumamente potencializadas.

Trabalho em saúde e educação é junto

Sistema Saúde Escola é junto           

Preceptoria de Território é junto

Cirandas da Vida é junto

Atenção Básica, Secundária ou Terciária é junto

Distrito de Saúde é junto

Saúde da Família é junto

Rede de cuidado e atenção é junto

Humanização é junto…

Recuperemos aqui algumas locuções conjuntivas significativas para a comprensão dos nossos desafios comuns: compadre, comadre: na vivencia das comunidades do interior estes tratamentos apontam para a amizade entre famílias, a construção de vínculos afetivos e de valores que não são efemeros…

Companheiro, companhia, compartilhar, compromisso, comunhão, comum, complementaridade, comunidade, compaixão, composição: apontam na direção das relações pessoais, comunitárias, profissionais e até religiosas mais solidárias e mais integrativas.

Junto – Juntos!

Buscando a epstemologia das palavras acima vamos aprofundar os sentidos e os sentimentos, os conceitos e a metodologia que revigoram nossas crenças e valores nos processos de contrução coletiva do trabalho, com educação permanente e popular em saúde. Em todas elas, repercute e ecoa a dimensão do cuidado e da promoção do outro. Elas ajudam a desatar os nós que separam o “EU” do “NÓS” e que fazem o “EU” ficar as vezes tão só, mesmo quando o “NÓS” se constitue numa exigência sempre presente nos processos de vida e trabalho.

Portanto, é o caso de se afirmar assim, poeticamente, sem perder de vista que as relações duras e tensas nos ambientes de trabalho dificultam o ser poetico que reside em todos nós.

 

EU QUERO MAIS (NÓS PRECISAMOS QUERER)

Eu quero mais encontros

Eu quero mais diálogo

Eu quero mais sorrisos

Eu quero mais vivências

Eu quero mais partilha

Eu quero mais abraços

Eu quero mais saúde

Eu quero mais paz

Eu quero mais rodas

Eu quero mais conhecimento

Eu quero mais amizade

Eu quero mais amor

Eu quero mais nós juntos

Respeitando todo mundo

Integralizando a vida e os sujeitos

Interfaceando processos e experiencias

Derrubando muros e retirando grades

Nossas cabeças sem grades e muros

Desarmando-se mais e amando mais

EU QUERO MAIS PAZ!

E VOCÊ? TAMBÉM QUER?

ENTÃO, POR QUE NÃO EXERCITARMOS JUNTOS ESTE NOSSO QUERER COMUM?   

 

Elias J. Silva, é Educador popular, poeta e coordenador do Projeto Cirandas da Vida, ação de educação popular e saúde do Sistema Municipal Saúde Escola de Fortaleza.