Unidade de Saúde da família do Panatis segue ampliando a roda
Nos corredores da Unidade, comentava-se sobre a chegada de três novos dentistas às equipes; a preocupação maior era como acolhê-los em meio a tantos afazeres. Campanha de vacinação, reuniões no distrito, relatórios mensais para finalizar, além das agendas lotadas, sinalizavam para a impossibilidade de programarmos um momento de acolhida.
Diante das dificuldades e do cansaço das tarefas diárias, decidimos registrar, de forma breve e em vídeo, as vozes de boas vindas nos diversos setores. Mais uma vez, esse recurso despertou um movimento entre os trabalhadores, que se envolveram com a idéia de aquecer os recém-chegados amenizando as inseguranças e receios, além de “seduzi-los” para a construção conjunta do trabalho em equipe, participação na tenda do conto e nas rodas semanais do grupo de estudos, enfim, para o compartilhamento dos processos em curso e dos que estão por vir.
Junto ao gestor da unidade, reorganizamos as agendas e decidimos parar o atendimento externo no dia da roda considerando a importância dessa participação e o interesse demonstrado por todos.
Movidos pela vontade de receber bem os recém-chegados, resolvemos “arrumar a casa” da melhor maneira possível. Pintamos a parede onde estão expostos os textos lidos na roda demonstrando o carinho especial que dedicamos ao espaço.
A sessão de vídeo foi acompanhada de muita alegria, risos, e pela emoção de quem se vê contemplado na telinha.
Os novos integrantes das equipes falaram da inesperada surpresa, de como se sentiram felizes com a receptividade e de como já estavam se sentindo incluídos. Fizemos relatos sobre a tenda do conto, sobre a PNH e a nossa participação na RHS, sobre a presença marcante de duas agentes de saúde e de uma técnica em enfermagem no seminário estadual de colegiados gestores e descrevemos todo o processo de construção do grupo de estudos da Unidade, os textos discutidos, as ações a serem implementadas e as mudanças desejadas.
As falas foram intercaladas pelas poesias de Cecília Meirelles musicadas por Luís Carlos (agente de saúde) e pela música de Siqueira (novo dentista), que revelou seu dom artístico na voz e no violão, reservando seu espaço na próxima tenda.
Estiveram presentes também: Lair – enfermeiro de Planície das mangueiras, Jerônima e Denise- assistentes sociais do Hospital Estadual Walfredo Gurgel, Sissy e Patrícia- estudantes da UFRN e Laís-estudante do CEFET, além da coordenadora de atenção básica no Distrito Norte, Geize, que reforçou o apoio ao grupo e revelou o interesse em participar de todas as rodas trazendo consigo trabalhadores das outras Unidades.
Mais um belo momento na história desse grupo que promete seguir incluindo sujeitos, apostando nas novas relações, desfrutando do prazer de saber, pensar e fazer juntos e acreditando que “a vida ocorre no meio, sem desfrute do cotidiano não há sentido para a vida.”
24 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.

Lurdinha e equipe do Soledade I,
Essa parceria pode ser ampliada às unidades do Distrito Norte; com a força de vocês fica mais fácil seguir adiante, afinal, vocês conseguiram que um quadrado se transformasse em roda!
Essa experiência também precisa ser relatada aqui.
Abraços a todos,
Jacqueline Abrantes
Por jussara paiva
Parabéns a todos que fazem a USFPanatis, a nossa prática tem que ser coerente com nosnas falas, tem que ser de inclusão mesmo. Muito belo ….Parabéns mesmo. Um grande abraço .

Minha amiga Jussara,
A incoerência entre discursos e ações já era poesia na voz de Cazuza, lembra?
O tempo não para…
Sua piscina está cheia de ratos
suas idéias não correspondem aos fatos…
O tempo não pára
um forte abraço,
Jacqueline Abrantes

Por patrinutri
Estar presente neste varal é uma emoção ainda maior.
Registro aqui mais uma vez meu respeito e consideração a esta equipe que luta pelo SUS!
Bjs Patrícia S. C. Silva
Blumenau SC

Por patrinutri
Querida, só desta parte do Brasil poderia vir tamanha criatividade, sensibilidade e emoção.
Estou até com dificuldade de escrever pois meus olhos estão cheios de lágrimas de emoção em participar mesmo que de longe deste momento de vocês.
Mais uma vez vocês provam que a falta de tempo não pode nos desmobilizar mesmo.
Sucesso, boas vindas aos novos companheiros,
Beijos carinhosos,
Patrícia S. C. Silva
Blumenau SC

Patrícia,
Muitas das suas palavras estão expostas no varal de textos junto com a poesia de Claudinha e alguns outros textos da rede.
Seu comentário me fez trazer João Cabral de Melo Neto:
A educação pela pedra
Uma educação pela pedra: por lições;
para aprender da pedra, freqüentá-la;
captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
ao que flui e a fluir, a ser maleada;
a de poética, sua carnadura concreta;
a de economia, seu adensar-se compacta:
lições da pedra (de fora para dentro,
cartilha muda), para quem soletrá-la.
*
Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar,
e se lecionasse, não ensinaria nada;
lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
uma pedra de nascença, entranha a alma.
Um beijo na alma,
Jacqueline Abrantes

Por Sheylla Maria

Sheylla,
Como você faz falta! A roda teria sido ainda mais vibrante com você.
Tem razão quando fala da simplicidade aparente. Assim, no relato, parece simples. Quando a roda começa a girar, as pessoas a se revelarem, as idéias a fluirem, tudo isso confrontado com as difíceis condições que vivenciamos, dão a sensação de que estamos tirando "leite de pedra", não?
Mas, como você mesma diz, isso é o resultado da força do coletivo.
Esperamos você numa quinta-feira!
Um grande abraço!
Equipe do Panatis
A singeleza renova a esperança, resgata a alma, nos faz refletir… Tod@s com suas singularidades, envolvid@s, movid@os num só propósito: EXPERIMENTAR O QUE A PNH TEM DE MELHOR… o protagonismo dos sujeitos!!
Bravo! Parabéns Equipe Panatis!
Conceição Guedes

Conceição,
Seja muito bem vinda à rede!
Estamos experimentando a PNH em tudo o que está ao nosso alcance e buscando parceiros. Está convidada para entrar nessa roda e compartilhar conosco suas valiosas experiências.
É muito bom reencontrá-la aqui!
Um grande abraço,
Jacqueline Abrantes

Por Shirley Monteiro
Querida Jacqueline, que Recepção em !!?
Uma recepção cheia de Trabalho Vivo em Ato ! E com grande Acolhimento, também aos novos
trabalhadores da Saúde …
E adorei o poema, pequeno e profundo que mostra que nas incertezas do Cotidiano, a Vida que
pulsa, que cria e que se expressa no coletivo, é que lhe dá sabor !
Já estou morrendo de vontade de semear vivencias do GrAImSa em Panatís, quando a
primavera chegar, quer dizer, em setembro quando terminar o Mestrado !
Um Beijo .
Shirley.

Oi, Shirley!
Só agora percebi que aspeei a frase e não citei o autor. O trecho é de Gastão Wagner do livro saude paideia, onde ,em linhas gerais, ele defende uma educação para a vida, voltada para as subjetividades dos sujeitos e para a participação social. Como você mesma afirmou: a vida que pulsa e se afirma no coletivo.
Esperaremos juntas a primavera chegar!
Um abraço,
Jacqueline

Por Teresa Freire
È assim que se constroe o SUS!
Parabens mais uma vez a equipe do Panatis e a todos que constroe a rede de saude da zona norte.
As rodas enriquecem os sujeitos, que enriquecem as relaçoes com os usuarios e com todos que acreditam no novo, nas mudanças.
O que esta acontecendo em Panatis podera se estender para as unidades da rede SUS. Bjs, Teresa Freire

Teresa,
A equipe do panatis agradece o apoio e espera contar com a sua valiosa presença na roda.
Parabéns pelo belo trabalho junto à equipe do Hospital Giselda Trigueiro.
Um abraço,
Jacqueline Abrantes
Jaqueline,
Fiquei muito emocionada apenas em ler sobre o acolhimento dos novos membros da da equipe.
Mesmo sabendo que a família Panatis já apresenta essa atitude em todos os momentos que entramos na unidade.
Nós parceiras do DENF/UFRN estamos muito felizes com tudo o que vocês estão realizando e com uma vontade imensa de logo, logo, fazermos parte ‘efetivamente’ dessa família. Devagarinho estamos chegando
Parabéns para você e toda família Panatis.
Jacinta Formiga

Bem vinda à rede, professora!
Agradecemos o apoio que tem nos dado; estamos convictos de que essa parceria vai disparar outros movimentos dentro e fora da UFRN.
Esperamos vocês na roda quinta-feira.
Um grande abraço,
Equipe do Panatis
Querida Jacqueline,
Como você mesma me falou, é impressionante perceber o quanto as teorias se materializam na roda do Panatis. Esta foi uma roda especial, roda do acolhimento, do re-encantamento e da emoção. Se bem que todas têm sido carregadas de emoção.
A roda não pára de girar e esta experiência deve ser valorizada e divulgada, pois demonstra a potencialidade da construção coletiva e, especialmente as possibilidades que surgem a partir deste espaço para a fala dos sujeitos.
Parabéns!
Beijos
Laís

Querida Laís,
Sem a confiança mútua, sem a aposta nas possibilidades e no reencantamento humano, o que seríamos?
Nessa roda, longe da frieza de um primeiro dia na unidade com pessoas desconhecidas, vivemos uma tarde afetuosa, aconchegante; celebramos a chegada dos que vieram se somar nesse movimento de produzir saúde.
E que bom ter você junto contribuindo!
Um beijo,
Jacqueline Abrantes

Por Sissy Ellen
Olá Jacqueline,
A cada momento agradeço por ter te conhecido e ainda por poder participar de idéias tão maravilhosas como esta, o meu sentimento é que todas as rodas sejam mais que um sucesso daqui para frente. Presenciei alguns de seus desabafos ao lutar para que a Unidade se inserisse neste momento tão importante e hoje eu vejo que este momento é apreciado e, além disso, é requisitado, parabéns pela sua determinação. Pegando gancho nas palavras de Milton Nascimento que você outro dia bem colocou para mim:
Experiências com a Roda de Conversa:
…Já podaram seus momentos…
Quando em algum momento você achou que essa iniciativa não daria certo.
…Desviaram seu destino…
Quando nos primeiros encontros em que você estava perfeitamente acreditada no processo, as pessoas convidadas não compareceram.
Mas, agora a cada momento, ou melhor, a cada Roda
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor flor o o e fruto.
E assim é que vejo como a Unidade esta cuidando deste processo, como cada vez mais estão inseridos, como estão aprendendo e ensinando e até posso dizer que já está dando flores e frutos.
A Roda de Conversa do Panatis jamais vai acabar!!!!!!!
Um Grande Beijo!!!
Sissy Ellen

Minha querida Sissy,
Trazer Milton foi um grande presente em um momento que eu estava mesmo precisando.
Que maravilha colocar em mim esse coração de estudante que dediquei a você.
Um grande beijo, Sissy e muito obrigada por tudo!
Estudantes como você muito engrandecem a nossa fé no SUS e na vida.
Jacqueline

Oi Jacqueline e equipe do Panatis!
Que gestos acolhedores! Parabéns pela iniciativa. Em meio aos afarezes é sempre possível viver atos de amor, solidariedade e acolhida. Senti a boa energia de vocês!Lindo!
Abraços
Annatália

Que bom encontrar seu comentário aqui!
Estamos a passos lentos, embora fortes, ritmados, observando as pedras do caminho, mudando os rumos, retornando, retomando.
Quem sabe virá algum dia aqui e deixar sua marca nessa caminhada.
Um abraço,
Jacqueline

Por maria de lourdes freitas
Oi Jacqueline e equipe do Panatis!
Continuamos na roda onde o saber circula, as vozes são ouvidas, as pessoas são incluídas e valorizadas.
No Soledade I fazemos este exercício quinzenalmente e já temos algumas mudanças acontecendo.
um abraço,
Lurdinha