CiberespaSUS

15 votos

 

 

 

Chamo de CiberespaSUS os territórios do SUS no ciberespaço.

Territórios que vêm se constituindo com um vigor crescente nos últimos anos, em torno de algumas importantes experimentações que vêm sendo realizadas por coletivos de trabalhadores, gestores, usuários e militantes do SUS.

Esse é o caso da Rede HumanizaSUS, que surge como mais um dos múltiplos dispositivos ofertados ao SUS pela Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde: dispositivo de formação de redes sociais entre coletivos de trabalhadores, gestores, usuários, enfim, militantes, construtores, defensores do SUS.

Essa atuação da PNH no ciberespaço se inicia em 2008, como uma grande aposta na potência de se constituir um "território SUS" no ciberespaço. Levando-se em conta os princípios, diretrizes e métodos da PNH, essa aposta só poderia ser na exploração de todo o potencial democrático que há nessas novas tecnologias de socialização de afetos e conhecimentos. Se há alguma coisa de realmente "virtual", isto é, que estaria "virtualmente" dada nessas tecnologias, é esse seu enorme potencial democrático!

De modo pioneiro no campo das políticas públicas de saúde (e sob inspiração de algumas experimentações no campo das políticas públicas de cultura, que já vinham se dando na gestão Gil no MInC, como o overmundo), a PNH optou por um projeto de rede colaborativa em que todo conteúdo do site é produzido e moderado pela própria comunidade.

Assim, um amplo coletivo de trabalhadores, gestores e usuários de todo país, que são os atores que efetivamente fazem a PNH acontecer nos territórios "físicos" do SUS, tem também podido explorar esse potencial democrático da nova mídia, inventando um território HumanizaSUS no ciberespaço, capaz de modificar a percepção pública do que é o SUS, tanto para aqueles que atuem ou vivam, de algum modo, a realidade cotidiana do SUS (e que, intoxicados por um cotidiano muitas vezes restrito e massacrante, não conseguem mais perceber outras dimensões dessa realidade), como para aquelas parcelas da sociedade que acreditem estar ou de fato estejam mais distante desse mundo.

Há um "SUS que dá certo" (que é um SUS que se afirma) e nós podemos falar dele, dar visibilidade ao que fazemos e inventamos, diariamente, para fazer um SUS melhor, cada vez melhor. E, tudo isso, no calor do compartilhamento e da oportunidade de "se encontrar". Encontrar-se pela vivência comum (o trabalho em saúde) e na produção do comum (a saúde como bem comum), constituindo-se numa "comunidade SUS" nesse ato contínuo de autocriação de seu território SUS no ciberespaço.

É isso o que pretende e creio que tem sido a Rede HumanizaSUS. Uma rede de encontros, de trocas, de apoio, de dar e receber apoio e de inventar vários sentidos e formas de se fazer apoio no campo da saúde e, especialmente, no SUS. Creio ser esse o modo singular pelo qual a RHS tem contribuído para a constituição de um importante território SUS no ciberespaço.

Mas ela, a RHS, já não faz isso sozinha… 

É com grande alegria que temos visto a expansão dos territórios do SUS no ciberespaço!