Territórios do SUS no ciberespaço: avanços e retrocessos

14 votos

Navego pelos territórios do SUS no ciberespaço, territórios que vêm se constituindo com um vigor crescente nos últimos anos, em torno de algumas importantes experimentações que vêm sendo realizadas por coletivos de trabalhadores, gestores, usuários e militantes do SUS.

Estes territórios vêm constituindo o que chamo de CiberespaSUS!

Neste link (CiberespaSUS), que dá acesso ao post com o mesmo nome, falo brevemente sobre esta nossa experiência da Rede HumanizaSUS e sua contribuição para a constituição deste "território virtual"!.

Mas há várias outras experiências muito interessantes!

Várias delas constituem o que chamamos de nossas “REDES PARCEIRAS”, pela grande comunidade de propósitos, ainda que cada uma com sua singularidade e suas potencialidades próprias.

Quero homenagear, abraçar e recomendar algumas delas, pelas quais tenho especial carinho e admiração. São experiências que, cada uma à sua maneira, qualificam imensamente os territórios SUS no ciberespaço!

Começo lembrando do “fenômeno” Blog Saúde com Dilma, porque foi, de fato, um marco na ocupação do ciberespaço pelo pensamento crítico da Saúde Coletiva. O “fenômeno”, que acompanhou a eleição de Dilma e a indicação de Padilha para o Ministério da Saúde, soube evoluir e se consolidar como um espaço de referência na web para o debate qualificado sobre os rumos das políticas de saúde no país, mantendo essa sua vocação, mas mudando de nome. É hoje o Blog Saúde Brasil.

Numa outra vertente e com uma vocação mais próxima à da Rede HumanizaSUS (tanto pela sua articulação mais estreita com o cotidiano de trabalho no SUS, como pelo fato de contar com o apoio do Ministério da Saúde), cabe destacar a Comunidade de Práticas do Departamento de Atenção Básica do MS, que deve se tornar um espaço do referência para formação e trocas de experiências relacionadas à atenção básica no SUS. Essa experiência já tem algum tempo, mas acaba de ser relançada em nova plataforma, apresentada em post recente aqui na nossa Rede: Comunidade de Práticas da Atenção Básica: um lugar de expressão das diferentes práticas de saúde

Neste ponto, cabe reconhecer e exaltar o valor dessas políticas públicas do governo federal (PNH, Política de Atenção Básica e outras), que têm tido a coragem e a ousadia de experimentar o uso de tecnologias colaborativas abertas na web, explorando seu potencial para qualificar as práticas no SUS e, ao mesmo tempo, ampliar o coeficiente democrático destas políticas.

Infelizmente, nesse terreno, nem tudo são avanços e alguns retrocessos já têm sido experimentados…

Destaco, por fim, tomado por muito pesar, outra importante experiência (cujo link ainda integra nossa página de "REDES PARCEIRAS"), que, tristemente, encerrou suas atividades nesta semana, por falta de apoio da gestão. Trata-se do blog do Núcleo de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas: o Território SUS Campinas.

Sempre fui um grande admirador do valioso trabalho dessa galera (sob a coordenação sensível da querida Bete Zuza), que fazia um uso muito criativo dessa mídia para uma estratégia de comunicação no nível da política municipal. Uma estratégia diferente das outras experiências colaborativas que acabo de destacar (mas, justamente, a plasticidade e a multiplicidade de usos possíveis é uma das virtudes maiores destas novas mídias), mas com um grande potencial de aquecer o mundo do trabalho, valorizando os trabalhadores e dando relevância ao que é produzido no cotidiano da rede, fazendo uma curadoria permanente do SUS municipal de Campinas.

Para que os que ainda não conheciam este trabalho possam ter uma pequena amostra (antes que saia do ar), vejam que preciosidade essa “matéria” sobre a avaliação externa do PMAQ, entrevistando “avaliadores” e “avaliados”. Numa única página da web, a visão mais ampla e penetrante que se poderia ter sobre essa etapa do PMAQ. Com um “tablet” na mão e muita ideia na cabeça, a galera põe, lado a lado, os vídeos com entrevistas muito bem conduzidas com os “avaliadores” e os “avaliados”: 
https://territoriosuscampinas.org/2012/09/21/sus-campinas-recebeu-os-avaliadores-externos-do-pmaq-ab/

Grande contribuição dos compas de Campinas para os Territórios SUS no ciberespaço! Muito lamentável o encerramento de suas atividades! Eis aqui o último post relatando a situação: Por que Estamos Encerrando

Como o próprio SUS, o CiberespaSUS também se faz com avanços e retrocessos. Naquilo que ambos (SUS e CiberespaSUS) dependem do apoio dos gestores, estes avanços e retrocessos, certamente, falam muito dos compromissos desses últimos com o trabalho e os trabalhadores que fazem o SUS dar certo, falam muito de sua vocação (ou falta de vocação) democrática.

Seguimos construindo os Territórios SUS no ciberespaço, apostando num SUS democrático, generoso, solidário e colaborativo!