Comunidade de Práticas da Atenção Básica: Um lugar de expressão das diferentes práticas de saúde
O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma variabilidade imensa de culturas, paisagens e desafios. Não é diferente na Atenção Básica à Saúde, múltipla e plural. Em cada canto do país, equipes de trabalhadores e gestores desenvolvem uma maneira específica de organizar seu trabalho, um jeito singular de cuidar das necessidades de saúde da população com a qual se relaciona.
Essa amplitude de possibilidades é um patrimônio do SUS! O encontro e o aprendizado mútuo, reconhecendo que cada trabalhador tem algo a ensinar e a aprender com o outro levou à criação da Comunidade de Práticas, um espaço onde gestores e trabalhadores podem se encontrar e compartilhar experiências formando uma rede colaborativa voltada para a melhoria das condições de trabalho e da qualidade cuidado à saúde da população.
A aposta no espaço virtual se dá pela necessidade de superar as barreiras da distância e do isolamento com o uso das ferramentas da Web 2.0. Potencializar o encontro entre as pessoas que constroem o cotidiano da atenção básica brasileira permite o compartilhamento de experiências, a discussão de casos, fóruns temáticos, etc. Trabalhadores e gestores trocando experiências, discutindo políticas e construindo conjuntamente o Sistema Único de Saúde. É este o compromisso da Comunidade de Práticas.
A nova plataforma da Comunidade de Práticas contempla uma rede de comunidades organizadas em torno de temas específicos. Qualquer pessoa pode criar uma comunidade e iniciar uma nova conversa sobre como fazer, como realizar uma prática específica. De maneira progressiva, serão agregadas novas funcionalidades ao site, sempre com o objetivo de aprimorar a experiência de navegação dos usuários.
Faça seu cadastro e comece a experimentar a nova Comunidade de Práticas. Certamente você irá encontrar alguém que poderá ajudar a resolver problemas do seu cotidiano, assim como poderá auxiliar outras pessoas contando a sua experiência e de sua equipe:
Mais sobre o projeto
O projeto é desenvolvido pelo DAB (Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde –DAB/SAS/MS) em parceria com o OTICS (Observatório de Tecnologias em Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde) e o IASIN (Instituto da Atenção Social Integrada). O projeto conta ainda com o apoio da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde e da OPAS (Organização Panamericana da Saúde).
Equipe
Felipe Cavalcanti (coordenação geral); Karen Athié, Paulo Navarro, Rubem Fialho e Sabrina Ferigato (facilitadores); Alexandre Ribeiro e João Luis (coordenação da equipe de desenvolvimento).
Por Ricardo Teixeira
Queridos compas da Comunidade de Práticas,
Comemoramos com alegria mais essa conquista do SUS, mais essa ampliação dos espaços de compartilhamento e qualificação do trabalho realizado no cotidiano pelos trabalhadores, gestores e todas as equipes que fazem o SUS dar certo!
Inspirado pela abertura deste novo espaço na "web 2.0" (mas também, infelizmente, tocado pelo fechamento de outros espaços importantes), acabo de publicar um novo post, iniciando uma breve reflexão sobre os "avanços e retrocessos dos territórios do SUS no ciberespaço"
Com a inauguração desta nova Comunidade de Práticas em Atenção Básicas, estamos, com certeza, diante de um grande avanço!
Parabéns aos companheiros que estão à frente deste projeto (sob a batuta do querido Felipe)! Parabéns ao DAB, pela ousadia de apostar em espaços colaborativos abertos na web!
E vamos que vamos, estreitando nossa colaboração, construindo uma "rede de redes", ampliando e fortalecendo o CiberespaSUS!
Forte abraço,
Ricardo