Comunidade de Práticas da Atenção Básica: Um lugar de expressão das diferentes práticas de saúde

14 votos

  O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma variabilidade imensa de culturas, paisagens e desafios. Não é diferente na Atenção Básica à Saúde, múltipla e plural. Em cada canto do país, equipes de trabalhadores e gestores desenvolvem uma maneira específica de organizar seu trabalho, um jeito singular de cuidar das necessidades de saúde da população com a qual se relaciona.

 

Essa amplitude de possibilidades é um patrimônio do SUS! O encontro e o aprendizado mútuo, reconhecendo que cada trabalhador tem algo a ensinar e a aprender com o outro levou à criação da Comunidade de Práticas, um espaço onde gestores e trabalhadores podem se encontrar e compartilhar experiências formando uma rede colaborativa voltada para a melhoria das condições de trabalho e da qualidade cuidado à saúde da população.

A aposta no espaço virtual se dá pela necessidade de superar as barreiras da distância e do isolamento com o uso das ferramentas da Web 2.0. Potencializar o encontro entre as pessoas que constroem o cotidiano da atenção básica brasileira permite o compartilhamento de experiências, a discussão de casos, fóruns temáticos, etc. Trabalhadores e gestores trocando experiências, discutindo políticas e construindo conjuntamente o Sistema Único de Saúde. É este o compromisso da Comunidade de Práticas.

A nova plataforma da Comunidade de Práticas contempla uma rede de comunidades organizadas em torno de temas específicos. Qualquer pessoa pode criar uma comunidade e iniciar uma nova conversa sobre como fazer, como realizar uma prática específica. De maneira progressiva, serão agregadas novas funcionalidades ao site, sempre com o objetivo de aprimorar a experiência de navegação dos usuários.

Faça seu cadastro e comece a experimentar a nova Comunidade de Práticas. Certamente você irá encontrar alguém que poderá ajudar a resolver problemas do seu cotidiano, assim como poderá auxiliar outras pessoas contando a sua experiência e de sua equipe:

www.atencaobasica.org.br

Mais sobre o projeto

O projeto é desenvolvido pelo DAB (Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde –DAB/SAS/MS) em parceria com o OTICS (Observatório de Tecnologias em Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde) e o IASIN (Instituto da Atenção Social Integrada). O projeto conta ainda com o apoio da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde e da OPAS (Organização Panamericana da Saúde).

Equipe

Felipe Cavalcanti (coordenação geral); Karen Athié, Paulo Navarro, Rubem Fialho e Sabrina Ferigato (facilitadores); Alexandre Ribeiro e João Luis (coordenação da equipe de desenvolvimento).