Para conhecer os apoiadores

11 votos

 

O Lappis, em parceria com o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), acaba de lançar uma Convocatória para relato de experiências de apoio e um questionário para Mapeamento da atuação dos apoiadores nas diversas regiões do Brasil. Portanto, se você é apoiador e realiza atividades de apoio, mobilização, articulação, interlocução e mediação no âmbito do SUS, agora já pode compartilhar sua experiência com outros trabalhadores e outras instituições.

Para isso, basta se cadastrar para responder ao nosso questionário e nos ajudar a conhecer melhor o trabalho do apoiador no território nacional, clicando aqui. E se você possui em sua instituição alguma experiência que considera interessante, compartilhe conosco respondendo à Convocatória neste link. Sua experiência poderá ser publicada e divulgada, caso seja selecionada.

Trajetória

Tanto o Mapeamento da atuação dos Apoiadores quanto a Convocatória para relato de experiências fazem parte da pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, uma parceria de cooperação técnico-científica entre o Lappis e o DAPES.

O Mapeamento será feito a partir de um questionário eletrônico, a ser preenchido online, individualmente, por todos aqueles que se reconhecem no exercício da função apoio. De acordo com Jaqueline Robaina, responsável pelo questionário, o objetivo dessa ferramenta é contribuir para a construção do conhecimento acerca dos itinerários formativos, a inserção nos processos de atenção e gestão e os desafios enfrentados pelos apoiadores em todo o Brasil.

Já a Convocatória visa à mobilização para o relato das experiências de apoio institucional voltadas para melhoria dos processos de gestão, trabalho e formação. De acordo com Tatiana Coelho Lopes, coordenadora adjunta da Pesquisa, a Convocatória busca, nas trajetórias e na materialidade das experiências institucionais de apoio, conhecer essas experiências, os usuários, gestores e trabalhadores e suas práticas, na interface com o direito à saúde, integralidade, formação, gestão dos processos de trabalho, redes sociais de cuidado e redes de atenção à saúde.

Prazos

O prazo para submissão dos relatos no site do Lappis vai até o dia 26 de Abril e o resultado final da seleção será divulgado no dia 13 de maio. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail [email protected].

No site do Lappis, criamos uma seção própria destinada à Pesquisa (https://www.lappis.org.br/site/apresapoioinst.html), onde você pode ler a Convocatória na íntegra, preencher o questionário, fazer o seu relato e acessar todas as informações a respeito da Pesquisa. Participe e divulgue.