HOSPITAL DA MULHER PARTE III – DIREITO E RESPEITO

16 votos

RELATÓRIO DA II REUNIÃO REALIZADA EM PROL  
DO HOSPITAL DA MULHER  26/03/2013

O Fórum Maranhense de Mulheres promoveu audiência pública dia 14.03.2013 às 08h30, auditório do Hospital da Mulher-HM, como parte da programação do mês da mulher, com base no relatório situacional realizado em 28.03.2013 por Benezoeth Rodrigues e Sílvia Leite, o qual foi entregue à Secretária-Adjunta Municipal de Saúde, À direção geral do Hospital da Mulher, a Coordenadoria Municipal da Mulher, ao Distrito Itaqui Bacanga. Várias pessoas manifestaram-se parabenizando a iniciativa do Fórum Maranhense de Mulheres, a presença dos representantes do Poder Municipal e da Sociedade Civil, compreendendo que o referido hospital tem importante papel junto a população feminina no que tange a prevenção, pré-diagnóstico, diagnóstico e tratamento do câncer do colo e de mama, considerando que dados oficiais de 2012 apresentam o índice de 36,86% na cidade de São Luís do Maranhão.
Todas as intervenções foram registradas e respondidas pelos representantes do Poder Público, no encerramento Dra. Silvia Cavalcante sugeriu a criação do GT constituído por representantes do Fórum de Mulheres, da Coordenadoria Municipal da Mulher e entidades comunitárias para reunir no dia 18/03/2013 às 14h30, na Secretaria Municipal de Saúde/SEMUS para traçar as estratégias para reativação do referido hospital. 

 

A reunião com a Secretária-Adjunta na Secretaria Municipal de Saúde/SEMUS ficou agendada para 18/03/2013 às 15h com indicação pela plenária das pessoas que iriam estar presentes – Fórum de Mulheres, Coordenadoria Municipal da Mulher, Entidades da Área Itaqui-Bacanga. Nesta ocasião foram tratados a operacionalização dos pontos contidos no relatório e encaminhadas as ações urgentes para reativação do centro cirúrgico com mutirão eliminado a fila, ampliação do nº de profissionais e de consultas com especialistas, cotas para exames de papanicolau e histopatológico,… A última gestão queria fechar este Hospital. 

   

 

  

  

  

  

A segunda reunião após a audiência pública foi em 26/03/2013 às 15h com objetivo conversar com os trabalhadores/colaboradores do Hospital da Mulher a cerca do diálogo com o Poder Público e sobre as iniciativas tomadas pelo Fórum de Mulheres, sendo realizada a escuta dos trabalhadores/colaboradores do Hospital da Mulher que durante estes 7 anos cumpriram seu papel diante das diversas dificuldades pelas quais passaram pela irresponsabilidade da última gestão. 

  

Participaram deste segundo momento

1. Superintendência da Rede Municipal de Saúde
2. Coordenadoria Municipal da Mulher
3. Pastoral da Saúde
4. Conselho de Saúde da Área Itaqui-Bacanga
5. Representante do Distrito Itaqui-Bacanga
6. Diretor Administrativo do Hospital da Mulher- HM
7. Trabalhadores da Saúde do Hospital da Mulher.  
Inicialmente foram feitas as apresentações dos participantes e em seguida foram citados itens do relatório e o que já estava sendo providenciado:

O próximo encontro para avaliar o plano emergencial será em 18.04 às 15h00, no Hospital da Mulher

Silvia Cristina Leite e Benezoeth Rodrigues  – Fórum Maranhense de Mulher