Procurando outros paradigmas para a educação
Interessante que como diz a autora do texto , sobre o deficit causado pela fome, me lembro de uma conversa que tive com minha esposa, que trabalha em uma creche e disse que algumas crianças vão para essas creches apenas por que não tem o que comer em casa. Isso vai passando também para os anos seguintes o que vai causando diversos problemas futuros na educação desse aluno.
Também achei importante uma notícia que vi na internet , que em uma escola de São Paulo, mesmo com uma estrutura física nem sempre adequada, uma diretora conseguiu que seus alunos tivessem bons resultados no ENEM, segundo essa diretora isso é devido ao compromisso e disciplina dos seus alunos e professores. Quando um aluno ia mal, essa escola conversava com os pais , a fim de melhorar o rendimento do aluno.
Assim como disse um antigo professor que "Um bom profissional é 50% do que ele apreende na faculdade e os outros 50% é bom senso". Acredito que o bom senso pode fazer com que tenhamos uma educação melhor. Mesmo que a gente saiba que assim como as crianças que vão nas creches e escolas apenas para se alimentarem, ainda acredito que com novas formas , novos conceitos e diálogo, podemos melhorar o sistema educacional.
.
Por Arquiteto Vinicius Dias
Conforme Wagner relatou lembrei de um filme; na verdade um documentário com o titulo de "garapa" que relata sobre famílias do nordeste que não tem o que comer e para tentar saciar a fome de seus filhos fazem a "garapa" que é uma mistura de água com açúcar que consegue comprar com ajuda da bolsa família. Seus filhos estão desnutridos e com deficiência de aprendizado e crescimento.
Indico a todos verem esse documentário, ele passa no canal brasil na TV a cabo ou podem acessar no site do canal brasil. Fica a dica!!!!!