Experiência de formação à distância PNH – HU/UFGD UTI neonatal
Neste curso pude aprender, me inspirar e principalmente conhecer as nossas dificuldades para que desta maneira possamos melhorar o processo de trabalho e o atendimento aos usuários do SUS. Não encaro as PNH's como verdades absolutas, mas como fonte de inspiração para qualificação, adequação e também ambientalização das modificações que podem ser realizadas num local ou região. Abrange não somente a assistência direta, como também a gestão. Tem o poder e o dever de melhorar não somente para pacientes e comunidade, mas também para profissionais que ali trabalham arduamente para restauração da saúde de muitos. Tem como uma de suas diretrizes o trabalho multiprofissional, que nada mais é do que envolver todos os profissinais que ali trabalham nessas mudanças, que na minha opinião é o ponto mais forte a ser trabalhado por exemplo na instituição onde trabalho.
Bom divido com vocês aqui um grande sonho que tenho de realizar, que é de ter onde trabalho uma sala logo em frente a UTI Neonatal onde os pais e familiares dos bebês aqui internados possam esperar o atendimento e notícias e/ou conversa com médicos o mais confortavelmente possível. Já solicitei uma sala e ainda não fui atendida, mas semana passada tive um parecer positivo. Acredito ser uma mudança pequena, porém necessária e com certeza que torna o atendimento e acolhimento mais humano
Por Emilia Alves de Sousa
Seja bem vinda à Rede HumanizaSUS!
O seu post traz uma importante provocação acerca de um dos dispositivos importantes defendidos pela PNH para a humanização do cuidado, que é o Direito ao acompanhante.
Numa unidade de saúde, qualquer que seja a ala de atendimento, a acolhida aos acompanhantes, é fundamental. E na UTI, a acolhida, não só em termos de ambiência, mas principalmente, em termos da subjetividade, deve ser garantida, ofertando bem-estar, segurança, participação nas decisões terapêuticas, buscando atenuar o estress/sofrimento demandado. E as grandes mudanças, geralmente, começam com pequenos gestos, o importante é a vontade e o compromisso ético-político com a qualidade de saúde e de vida dos cidadãos.
Desejo-lhe sucesso nas suas iniciativas de trabalho! E se precisar de ajuda, estaremos por aqui, é só chamar!
Emília