Experiência de formação à distância PNH no HU/UFGD
No início do curso, tinha a errônea impressão que o processo de humanização era complicado e trabalhoso, não correspondendo à realidade atual dos serviços de saúde. Mas ao aprender mais sobre o assunto, descobri na Política Nacional de Humanização uma alternativa e uma solução aos questionamentos que me rodeavam.
Esta política vem de encontro com os anseios dos usuários do SUS que buscam a reabilitação da saúde de forma digna e respeitosa e também dos profissionais, uma vez que cria mecanismos para a elaboração de ações de melhoria da assistência prestada ao usuário e contempla a valorização deste, tão sonhada e tão distante muitas vezes da vida profissional.
O fortalecimento desta política mostra o quanto ainda podemos melhorar e que o caminho é a Humanização.
Por Walkiria Valadares
A oportunidade de realização do curso para Humanização, na verdade, nos proporcionou um investimento no bem-estar de todos os colaboradores em função do paciente. Na otimização de um atendimento mais fraterno e humano. Pessoalmente, tratou-se de uma busca de aperfeiçoamento, para a incorporação nas atividades diárias do trabalho.
No desenvolvimento de relações mais harmoniosas, de respeito e afeto. Destacando o direito do usuário e dos trabalhadores, de potencializar nossas capacidades individuais e coletivas. De corrigir os erros e fomentar as ações que realmente, dão certo.