PNH no IX Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde

13 votos

Estamos eu, Stella Chebli, Dagoberto Machado e Sérgio Aragaki em Maceió, participando do IX Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde nos dias 29 e 30/04, realizado pela rede de religiões afro-brasilerias e saúde  https://religrafosaude.blogspot.com.br/ com apoio do Ministério da Saúde (PNH, Departamento de DST-AIDS, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa e PNPIC). O encontro começou com Cantos de louvor à vida e à natureza, seguidos da entrega do presente às deusas das águas.

Estão sendo tratados os temas: racismo como determinante das condições de saúde, religiões de matriz africana, políticas públicas, controle social, enfrentamento do HIV AIDS, humanização, saúde do Homem, saúde do idoso, entre outros.

Não foi apenas na abertura do encontro que tivemos os cantos de louvor, eles permeiam todo encontro, trazidos entre as falas. O encontro traz diferentes religiões de matriz africana (candomblé, umbanda, Jurema…), estamos trocando saberes e experiências, discutindo as políticas públicas de saúde, as especificidades da população negra e de terreiro e nossas possibilidades de articulação. Os terreiros são espaços potentes de cuidado e estamos aprendendo muito com esse grupo. Só alegria!