um olhar afiado sobre o modo de vida contemporâneo e a saúde mental – Benilton Bezerra
Benilton é formado em medicina e direito e especializou-se em saúde coletiva na UERJ.
Esta fala se deu no "Café Filosófico", um exercício de pensamento e fórum de idéias e práticas que nos faz acreditar que um outro mundo é possível e que está ao alcance de nossas mãos. Podemos construí-lo juntos.
Não percam!
Iza
9 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Há no you tube muitos vídeos deste belo e interessantíssimo sujeito que é o Benilton.
Prá mim também fez esse efeito de cair como uma luva! Uma fala calma e competente, organizada e clara sobre tudo o que estamos vivendo hoje.
beijos,
Iza
Por Sabrina Ferigato
Muito interessante Iza!
A contextualização que ele faz da psicopatologia é muito boa…
Impressiona a constante medicalização do sofrimento psíquico ou mesmo de tudo aquilo que pode fugir à normatividade…
Por curiosidade: a primeira nosografia psicopatológica, realizada por Paracelso, incluía 04 categorias patológicas. o CID-X, a maior referencia diagnóstica da atualidade, inclui 99 tipos de doenças psiquiátricas, todas elas com variedade enorme de subtipos… alguém aí consegue ficar de fora de uma categorização?
bjos
Sabrina
Canguilhem!
Iza
Fantástico o vídeo! Benilton trás uma rica discussão sobre a classificação diagnóstica das doenças psiquiátricas, fazendo uma explanação competente do que é, e do que não é patológico. E pelo que percebi, de acordo com o que está posto pelo DSM 5, muitos sintomas considerados não patológicos, como o caso do sofrimento do luto (um processo normal de sofrimento), será classificado como um transtorno, ampliando assim o leque de diagnósticos patológicos.
Gostei quando ele falou que ter um transtorno não significa ter uma doença mental. Se fosse assim, todos seríamos doentes. Pois quem ainda não apresentou uma esquisitice na vida, não é gente? Hehehe…
Outra informação importante, que eu desconhecia, é que a proposta do DSM 5 está disponível na internet para qualquer um que queira opinar. Muito bom! Vou atrás!
"Viver é sofrer" (Buda)
Emília
PS, não consegui ver o vídeo na íntegra, está com problema.
Por Cláudia Matthes
tive falhas de conexão, mas,o video está inteiro…na medida certa!
bjus
Peju
disponibilizado na internet. Deve ser interessante ler os comentários sobre os absurdos que este manual propõe. A própria matriz onde ele foi feito já o questiona:
Por Audir
Iza,
Eu sou seu fã numero 01, Tolerância, Permissão pra ser INfeliz e agora a palestra do Dr. Benilton, nós faz refletir … olhar pra dentro de nós…
Parabens!!
Audir
mas repare que só fui na carona de outras falas: Benilton, Edson Passetti e nossa companheira Rita Almeida!
Iza
Por Cláudia Matthes
d+, me caiu como uma luva!
Obrigada Iza, pelo carinho de dividir esse aprendizado! Já fiquei querendo +
bjus com todo o carinho
Peju