Atividade de grupo do dia 18/04/2013
0 votos
Grupo 8 – UBS
Aline Kehl de Campos, Cláudia Fernanda Rodrigues e Cristiane Zimmermann
Você compõe o GTH e tem a responsabilidade de dar resposta a estas questões utilizando o método da PNH.
Demanda recebida pelo GTH de implantação do acolhimento na UBS, pois o sistema de marcação de consultas com entrega de senhas tem uma fila na madrugada que está sofrendo críticas pela população e veiculadas pela imprensa.
Diante da demanda recebida, o grupo resolveu, primeiramente:
- reconhecer a realidade local. Será marcado um encontro com os gestores (enfermeiros da UBS), secretário de saúde, coordenadora da atenção básica e com o responsável pela regulação.
- Pactuar com o gestor (com apoio do GTH) a liberação dos funcionários para capacitação e sensibilização . Educação Permanente.
- Dar mais autonomia aos profissionais na condução do grupo dentro do posto de saúde para promover mudanças, se necessário.
- Mudar o processo de trabalho: horários para marcação de consultas (que não obrigue a comunidade á ir para a fila de madrugada ou pagar alguém para isso), diminuir o tempo de espera dos usuários para as consultas, montar um ambiente propício para is usuários que ficam aguardando por consultas ou procedimentos, trabalhar com classificação de risco, etc.
O segundo passo seria:
- Marcar um encontro com a comunidade local para entender as dificuldades que encontram.
- Explicar as mudanças que ocorrerão.
- Eleger um representante da comunidade.
- Criar um vínculo, uma parceria entre comunidade e UBS.
Métodos da PNH utilizados:
- Acolhimento;
- Capacitação;
- Classificação de risco;
- Escuta qualificada;
- Sensibilização de profissionais, usuários e gestores;
- Co-gestão;
- Ambiência.
Por patrinutri
Com certeza apostar na inclusão como ponto principal de ação neste caso é um passo fundamental. Tem que propor soluções estratégicas para construir novos modos de lidar com a demanda de usuários, mas respeitando a equipe de trabalho, incluindo o gestor e ouvindo o usuário.
Esta é uma fórmula que promove o estreitamento dos vínculos, espaços de cooperação e abertura de outras estratégias apostando no protagonismo dos sujeitos sem valorizar a posição do gestor.
Patrícia S C Silva